O transporte é uma das principais funções nas atividades logísticas, e estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. O transporte é uma atividade estratégica para qualquer empresa, porque responde por um dos maiores custos logísticos, além de colocar em contato o fornecedor e o cliente / consumidor final.
Inserido em um mercado altamente concorrencial, a atividade de transportes vem sofrendo profundas alterações oriundas do desenvolvimento tecnológico e da globalização da economia. Nesse dinamismo de mercado, o processo logístico tem sido mais exposto as intempéries externas, e impulsionado a necessidades de maior diversificação e utilização de modais, boas práticas de transportes, e do uso da tecnologia como soluções a gestão eficiente dos recursos.
A especificação e implementação de soluções e tecnologia na área de logística e transportes exercem papel fundamental na automação de processos, e por isso, tão importantes para o planejamento, implementação e controle das atividades de uma empresa. Presentes da execução de diversas tarefas e gestão de informações relevantes, pode ser considerada fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa no mercado.
Nos últimos tempos, o grande avanço para o trabalho dos embarcadores (e toda a atividade logística que existe em torno do seu trabalho) foi a possibilidade de realizar uma gestão e a comunicação e transferência de dados de forma fácil, por meio da tecnologia.
O retorno sobre investimentos em tecnologia e automação de processos requer uma escolha adequada às operações, demandas de trabalho, treinamentos, e engajamento da empresa quanto aos resultados planejados.
Os projetos de otimização em transportes de cargas visam identificar através de diferentes modelos de simulação e modelagens, metodologias de custos, e as melhores práticas logísticas, buscar ganhos de produtividade, redução de custos logísticos, e a melhoria do nível de serviço, considerando sempre a cadeia e formação de preço final dos produtos.
O processo de contratação de transportes pode parecer bem simples, se não observados os cuidados e riscos iminentes para a operação, o que entendemos que este, contemple fatores estruturais, físicos e lógicos que servem de suporte a uma contratação adequada as necessidades das partes, inseridos a qualidade na prestação de serviços e disponibilidade para atender as contingências próprias por operação.
Os contratos têm, na sua maioria, cláusulas de reajustes que permitem um repasse da inflação de custos do período. Em geral, esses reajustes são baseados num mix entre indicadores econômicos, dissídio e a variação do diesel.
Além de padronização e formalidades no processo, esses modelos proporcionam uma relação de melhor flexibilidade, maior produtividade e possibilidades de redução de custos (fretes).
A possibilidade de avaliar a qualidade de contratações, desvios de padrões, e de identificar oportunidades de melhorias nos modelos de contratação para otimização de custos de fretes são medidas indispensáveis a gestão eficiente das operações de transportes. Nesses processos, estão inseridos o mapeamento dos processos, a validação dos recursos e custos de fretes, e a capacitação dos profissionais da empresa para a efetiva gestão de fretes.
As variáveis e sazonalidades de mercado expõem a logística a um dos problemas mais enfrentados pelas empresas, o dimensionamento de frota. Nesse processo a empresa precisa periodicamente avaliar e determinar a quantidade de veículos necessários para fazer as entregas para se evitar o excesso de gastos e garantir o nível de serviço.
O objetivo é planejar o que será realizado para eliminar as ociosidades, elevar a produtividade nas questões relativas à transporte e distribuição de cargas, buscando identificar o total de veículos necessários para fazer determinado serviço.
A logística e todos os seus processos representam uma boa parcela do orçamento empresarial, exigindo dos gestores muita estratégia e inteligência para capturar os benefícios da roteirização com a otimização dos custos. Por isso, com tantos sistemas de roteirização comercializados atualmente no Brasil, e tendo em vista, as diversas variáveis de mercado e recursos existentes, avaliar o que, como, e quando investir em tecnologias de roteirização e otimização de entregas, bem como capacitar seus usuários chaves e equipes de trabalho, podem se refletir em excelente custo benefício para a rentabilidade do negócio.
Isso traduz análise de aderência de sistemas ofertados no mercado, processos de diagnóstico, pré-implantação, implantação e pós implantação do projeto como mecanismo de perenidade do sistema nas operações da empresa. Os resultados são diversos, dentre estes, melhor ocupação de cargas, redução de custos de fretes e qualidade no nível de serviço.
Atuando como “canais de comunicação”, os indicadores de desempenho permitem medir o desempenho da cadeia logística de uma empresa e garantem que todos os indivíduos, em todos os níveis hierárquicos, caminhem em direção aos mesmos objetivos e estratégias.
A busca da otimização da produtividade e da melhora dos processos é uma constante nas áreas de entregas e atendimento das organizações. A elaboração de indicadores tem como objetivos serem específicos e restritos a visões lineares. Deve compreender as atividades de forma ampla e inter-relacionada, com capacidade analítica, e medidas que garantam a integração e detalhamento suficiente para o gerenciamento das áreas e partes envolvidas.
A adoção de boas práticas e o uso de indicadores de desempenho são sempre soluções importantes para superação dos desafios na gestão logística.
Uma das grandes dificuldades encontradas pelas empresas é reagir rapidamente às mudanças do mercado. Para isso, ter uma vantagem competitiva é um diferencial muito importante. Para isto, construir, padronizar e customizar sistemas e processos de forma ágil é fundamental para garantir a capacidade de sua empresa se adaptar com facilidade às demandas do mercado.
Ter um checklist como procedimentos operacionais padronizados para execução eficiente das atividades, poderão ajudar a empresa a melhor o nível de serviços, aumentar a produtividade, e evitar desperdícios.
O objetivo de uma revisão de custos de fretes CIF vs FOB, primário e ou secundário, buscam rentabilizar a cadeia, otimizar, padronizar e adequar as operações ao modelo de operações mais adequados às operações de uma rede de distribuição.
O desenvolvimento de revisões de fretes se dá com base nas expectativas das operações, realizadas a partir de variáveis, parâmetros, e premissas operacionais e de mercado buscando a plena adequação de caminhões e equipamentos, maior capacidade de carga, melhor produtividade, maior eficiência operacional, redução de custos, e maior competitividade da empresa.
Diante da competitividade do mercado, as empresas buscam atuar nos diversos setores que a compõe em busca da fidelização dos clientes e permanência no mercado. Que forma geral e objetiva, visam reduzirem seus custos, aumentarem seus lucros e fatia do mercado.
Cada vez mais comum, e menos oneroso do que se testar em cenários reais, a simulação de cenários com uso sistemas computacionais, softwares ou planilhas customizadas são vantagens indispensáveis para abordagem de novos projetos.
A simulação e desenvolvimento de novos cenários, dispõe de vantagens indispensáveis para o a implementação e sucesso do negócio. As principais, são a possibilidade de estudos por simulação visando entender melhor sistemas complexos e não definidos analiticamente por modelos matemáticos simples, o controle sobre as condições experimentais do que seria possível no sistema real, a possibilidade de replicações no modelo designando-se os valores que se deseja para todos os demais parâmetros, a replicação precisa dos experimentos, o teste de alternativas diferentes para o sistema, a simulação de longos períodos em um tempo reduzido, menos oneroso do que o teste em situação real, e melhor planejamento dos investimentos para na aquisição de equipamentos.