Agregar valor à cadeia de suprimentos e logística, auxiliando na otimização dos processos, redução de custos, criação de vantagem competitiva e elaboração de soluções diferenciadas para o negócio do cliente. Eficiência, Qualidade, Satisfação do cliente, e Maior Competitividade.
O Plano Diretor é um conjunto de ações e projetos a serem implantados pela empresa, que buscam orientar as melhorias e ganhos nos processos, transformando cenários AS IS vs em cenários TO BE com aplicação de um novo projeto. Visando as seguintes ações: Sinergia com o planejamento estratégico da empresa; Integração da gestão da cadeia de suprimentos; Otimização dos fluxos e atividades; Maior eficiência na execução das operações (redução de custo); Melhoria do nível de serviço aos clientes.
A terceirização total ou parcial dos processos e ou atividades operacionais são estratégias de otimização, e possíveis formas de redução de custos operacionais. Nela, apresentam-se vantagens e desvantagens relevantes em se considerando a atuação, mercado, estratégia de diferenciação, e competitividade a serem adotada no negócio. A decisão de quando e como terceirizar deve ser analisado considerando alguns fatores importantes, como: o custo benefício dos terceiros diante a redução de custos proposta (Make or Buy), os riscos envolvidos, o crescimento e os ganhos em escala na operação, e o nível de serviço ofertado.
O plano de estruturação orçamentário e financeiro da cadeia logística proporciona o conhecimento de valores, medidas, necessidades de ações de melhorias, identificação de atividades de externas e de baixo valor agregado, ociosidades de processos, visando nortear ações e projetos para se obter a máxima eficiência, a separação de receitas e despesas, e pela necessidade de especificação das demandas, revertendo-as em projetos de otimização e captura de ganhos com redução de custos.
Isso se dá através de uma estrutura de monitoramento dos recursos financeiros.
Interligados e diretamente ligados a execução plena da estratégia de marketing e vendas, o alinhamento de processos do Master Plan possibilita o direcionamento das atividades para o objetivo estratégico, e resultados para o negócio. Nesse sentido, norteia a empresa para a composição de planos de investimentos, inserção de soluções inteligentes em tecnologia, melhores práticas logísticas, modelos alternativos de atendimento ao cliente, e de estruturas operacionais e organizacionais.
O mapeamento, análise e otimização do fluxo logístico visa a obtenção de uma perspectiva geral do processo, desde as etapas iniciais até a entrega do produto ao cliente final, para que as estratégias na cadeia logística garantam um nível de serviço aderente a satisfação do cliente, por meio da melhor utilização dos recursos e eliminação de desperdícios. Os resultados são a compreensão do fluxo de materiais e de informação; identificação dos desperdícios; das oportunidades de melhorias; otimização; melhoria no fluxo de informação e comunicação; auxílio no dimensionamento de recursos necessários no fluxo logístico.
Os custos logísticos costumam ser os maiores ofensores para o avanço da estratégia competitiva e gestão das empresas. Identificar os processos que não agregam valor, atividades e demandas não produtivas, racionalização de recursos, otimização e formas alternativas de atendimento, são algumas das ações iniciais e indispensáveis para a redução de custos.
A redução de custos logísticos tem sido um grande desafio para todas as empresas. O trabalho deve ser estudado e planejado criteriosamente, considerando inclusive, a identificação e tratativa dos custos ocultos nos processos.
Dentre outros aspectos, a implementação de programas de excelência visa a definição e utilização de metodologia, busca pela qualidade total, padronização, melhoria no nível de serviço, produtividade, eliminação de riscos, e a redução de custos. Nesse sentido, garantir que os objetivos e os processos adotados estejam bem alinhados entre as pessoas, a empresa, fornecedores e a sociedade, são fundamentais para a implementação da excelência operacional.
Inovar e reinventar os processos são práticas recomendáveis para adequação e melhoria de processos.
A implementação de modelos, processos ou programas de excelência passa pela dedicação e investimento no planejamento das estratégias e demandas, formação de líderes, gestão de pessoas, checklists de verificação, comunicação e relacionamento com envolvidos, e avaliação da gestão e dos resultados, são essenciais para se garantir o sucesso na implementação de processos e programas de excelência numa organização.
Dada a importância, e como base na experiência de nossos consultores, auxiliamos no desenvolvimento de padrões de atividades e realização de ajustes de acordo com as mudanças estabelecidas para o ambiente organizacional.
Nossa equipe está apta a realizar de maneira efetiva a execução das ações planejadas, e criar modelos com melhor previsibilidade da execução, evitando o “achismo” e informalidades no processo. E, por fim, integrar os atos para que produzam o resultado principal.
Essa demanda requer a implementação das seguintes ações: estabelecer padrões de desempenho (baseado nos planos); medir o desempenho atual; comparar os dois (padrões e desempenho); executar ações corretivas, caso sejam detectados desvios; e treinamento das equipes de acordo com o planejamento.
TRANSPORTES E FROTAS
O transporte é uma das principais funções nas atividades logísticas, e estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. O transporte é uma atividade estratégica para qualquer empresa, porque responde por um dos maiores custos logísticos, além de colocar em contato o fornecedor e o cliente / consumidor final.
Inserido em um mercado altamente concorrencial, a atividade de transportes vem sofrendo profundas alterações oriundas do desenvolvimento tecnológico e da globalização da economia. Nesse dinamismo de mercado, o processo logístico tem sido mais exposto as intempéries externas, e impulsionado a necessidades de maior diversificação e utilização de modais, boas práticas de transportes, e do uso da tecnologia como soluções a gestão eficiente dos recursos.
A especificação e implementação de soluções e tecnologia na área de logística e transportes exercem papel fundamental na automação de processos, e por isso, tão importantes para o planejamento, implementação e controle das atividades de uma empresa. Presentes da execução de diversas tarefas e gestão de informações relevantes, pode ser considerada fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa no mercado.
Nos últimos tempos, o grande avanço para o trabalho dos embarcadores (e toda a atividade logística que existe em torno do seu trabalho) foi a possibilidade de realizar uma gestão e a comunicação e transferência de dados de forma fácil, por meio da tecnologia.
O retorno sobre investimentos em tecnologia e automação de processos requer uma escolha adequada às operações, demandas de trabalho, treinamentos, e engajamento da empresa quanto aos resultados planejados.
Os projetos de otimização em transportes de cargas visam identificar através de diferentes modelos de simulação e modelagens, metodologias de custos, e as melhores práticas logísticas, buscar ganhos de produtividade, redução de custos logísticos, e a melhoria do nível de serviço, considerando sempre a cadeia e formação de preço final dos produtos.
O processo de contratação de transportes pode parecer bem simples, se não observados os cuidados e riscos iminentes para a operação, o que entendemos que este, contemple fatores estruturais, físicos e lógicos que servem de suporte a uma contratação adequada as necessidades das partes, inseridos a qualidade na prestação de serviços e disponibilidade para atender as contingências próprias por operação.
Os contratos têm, na sua maioria, cláusulas de reajustes que permitem um repasse da inflação de custos do período. Em geral, esses reajustes são baseados num mix entre indicadores econômicos, dissídio e a variação do diesel.
Além de padronização e formalidades no processo, esses modelos proporcionam uma relação de melhor flexibilidade, maior produtividade e possibilidades de redução de custos (fretes).
A possibilidade de avaliar a qualidade de contratações, desvios de padrões, e de identificar oportunidades de melhorias nos modelos de contratação para otimização de custos de fretes são medidas indispensáveis a gestão eficiente das operações de transportes. Nesses processos, estão inseridos o mapeamento dos processos, a validação dos recursos e custos de fretes, e a capacitação dos profissionais da empresa para a efetiva gestão de fretes.
As variáveis e sazonalidades de mercado expõem a logística a um dos problemas mais enfrentados pelas empresas, o dimensionamento de frota. Nesse processo a empresa precisa periodicamente avaliar e determinar a quantidade de veículos necessários para fazer as entregas para se evitar o excesso de gastos e garantir o nível de serviço.
O objetivo é planejar o que será realizado para eliminar as ociosidades, elevar a produtividade nas questões relativas à transporte e distribuição de cargas, buscando identificar o total de veículos necessários para fazer determinado serviço.
A logística e todos os seus processos representam uma boa parcela do orçamento empresarial, exigindo dos gestores muita estratégia e inteligência para capturar os benefícios da roteirização com a otimização dos custos. Por isso, com tantos sistemas de roteirização comercializados atualmente no Brasil, e tendo em vista, as diversas variáveis de mercado e recursos existentes, avaliar o que, como, e quando investir em tecnologias de roteirização e otimização de entregas, bem como capacitar seus usuários chaves e equipes de trabalho, podem se refletir em excelente custo benefício para a rentabilidade do negócio.
Isso traduz análise de aderência de sistemas ofertados no mercado, processos de diagnóstico, pré-implantação, implantação e pós implantação do projeto como mecanismo de perenidade do sistema nas operações da empresa. Os resultados são diversos, dentre estes, melhor ocupação de cargas, redução de custos de fretes e qualidade no nível de serviço.
Atuando como “canais de comunicação”, os indicadores de desempenho permitem medir o desempenho da cadeia logística de uma empresa e garantem que todos os indivíduos, em todos os níveis hierárquicos, caminhem em direção aos mesmos objetivos e estratégias.
A busca da otimização da produtividade e da melhora dos processos é uma constante nas áreas de entregas e atendimento das organizações. A elaboração de indicadores tem como objetivos serem específicos e restritos a visões lineares. Deve compreender as atividades de forma ampla e inter-relacionada, com capacidade analítica, e medidas que garantam a integração e detalhamento suficiente para o gerenciamento das áreas e partes envolvidas.
A adoção de boas práticas e o uso de indicadores de desempenho são sempre soluções importantes para superação dos desafios na gestão logística.
Uma das grandes dificuldades encontradas pelas empresas é reagir rapidamente às mudanças do mercado. Para isso, ter uma vantagem competitiva é um diferencial muito importante. Para isto, construir, padronizar e customizar sistemas e processos de forma ágil é fundamental para garantir a capacidade de sua empresa se adaptar com facilidade às demandas do mercado.
Ter um checklist como procedimentos operacionais padronizados para execução eficiente das atividades, poderão ajudar a empresa a melhor o nível de serviços, aumentar a produtividade, e evitar desperdícios.
O objetivo de uma revisão de custos de fretes CIF vs FOB, primário e ou secundário, buscam rentabilizar a cadeia, otimizar, padronizar e adequar as operações ao modelo de operações mais adequados às operações de uma rede de distribuição.
O desenvolvimento de revisões de fretes se dá com base nas expectativas das operações, realizadas a partir de variáveis, parâmetros, e premissas operacionais e de mercado buscando a plena adequação de caminhões e equipamentos, maior capacidade de carga, melhor produtividade, maior eficiência operacional, redução de custos, e maior competitividade da empresa.
Diante da competitividade do mercado, as empresas buscam atuar nos diversos setores que a compõe em busca da fidelização dos clientes e permanência no mercado. Que forma geral e objetiva, visam reduzirem seus custos, aumentarem seus lucros e fatia do mercado.
Cada vez mais comum, e menos oneroso do que se testar em cenários reais, a simulação de cenários com uso sistemas computacionais, softwares ou planilhas customizadas são vantagens indispensáveis para abordagem de novos projetos.
A simulação e desenvolvimento de novos cenários, dispõe de vantagens indispensáveis para o a implementação e sucesso do negócio. As principais, são a possibilidade de estudos por simulação visando entender melhor sistemas complexos e não definidos analiticamente por modelos matemáticos simples, o controle sobre as condições experimentais do que seria possível no sistema real, a possibilidade de replicações no modelo designando-se os valores que se deseja para todos os demais parâmetros, a replicação precisa dos experimentos, o teste de alternativas diferentes para o sistema, a simulação de longos períodos em um tempo reduzido, menos oneroso do que o teste em situação real, e melhor planejamento dos investimentos para na aquisição de equipamentos.
Movimentação e Armazenagem de materiais exigem um transporte eficiente, e uma armazenagem adequada de produtos desde a produção até o consumidor. Planejamento, controle da produção, e estoques em processo e embalagens, possibilitam a integridade da carga transportada, conservação dos produtos, organização de processos, a execução plena, e sem custos adicionais na transferência de insumos, materiais e ou produtos entre unidades fabris, distribuição e seus destinatários.
Uma rede de distribuição adequadamente dimensionada, proporciona o atendimento satisfatório da demanda, o mínimo de nível de serviço exigido pelos clientes e consumidores finais, e consequências benéficas para os resultados da empresa.
Existem diversos motivadores para a elaboração de layouts para armazém novo ou redesenho de layouts já existentes. A otimização de espaços, volume de saída dos itens, movimentação de materiais e equipamentos, impactos na produtividade, entre outros fatores são alguns dos motivos para o dimensionamento e desenho de layouts de armazéns. Desenvolvemos o layout, desenho dos processos, e os indicadores de produtividade de acordo com as melhores práticas logísticas de mercado para a máxima eficiência operacional.
O layout de armazém pode ser definido como a forma em que as áreas de armazenagem estão dispostas, de modo a aproveitar todo o espaço disponível da melhor forma possível, um bom layout de armazém proporcionará melhores resultados logísticos.
Um bom layout de armazém contempla organização, facilidade de acessos, rápida e fácil localização de produtos, aproveitamento máximo dos espaços, atender aos requisitos e restrições quanto a qualidade dos produtos, melhorar a eficiência e produtividade, otimizando os processos de gestão de estoques.
O bom controle de estoque é uma atividade essencial para aumentar competitividade dos negócios. Muito são os benefícios de uma estruturação de estoques, dentre estes, maior agilidade, redução de custos com armazenagens e movimentações internas, maior organização, melhor controle dos processos, e eficiência operacional.
Desenvolvimento de projetos e simulações a partir de soluções customizadas de controle e gestão de armazenagem e movimentação, as quais apresentam a partir de métodos lógicos e matemáticos, alternativas para a eficiência do modelo, identificação dos gargalos nos fluxos e processos, possibilitando a aderência das soluções propostas e investimentos necessários.
As operações de armazenagem envolvem a administração dos espaços necessários para que os materiais sejam mantidos estocados na própria fábrica ou em armazéns próprios ou de terceiros.
Desenvolver estratégias e aplicação boas práticas de gestão na atuação das operações no armazém são muito importantes, já que, muitas vezes, além de diminui a distância entre vendedor e clientes, abranger outros aspectos como: localização, dimensionamento, recursos materiais e patrimoniais (arranjo físico, equipamentos etc.), pessoal especializado, recuperação e controle de estoque, embalagens, manuseio de materiais, fracionamento e consolidação de cargas e a necessidade de recursos financeiros e humanos.
Existem diversos motivadores para situações e demandas de definição de recursos, cargos e perfis profissionais. A reestruturação de equipes e o desenvolvimento de equipes de alta performance operacional estão entre os mais frequentes.
Utilizando da experiência de nossos consultores e das melhores práticas de mercado, aplicamos técnicas, conceitos e abordagens alinhadas aos aspectos legais e expectativas da empresa, visam o desenvolvimento detalhado das atribuições, a apresentação das responsabilidades, requisitos, competências, habilidades, relacionamentos envolvidos, os desafios, e o ambiente no qual o cargo está inserido.
Saber o que e quando a empresa tem que comprar para saber o que, quanto e quando deverá produzir, com absoluto controle dos custos, são os principais motivos de uma política de estoques eficiente, e fator de competividade para os seus clientes.
O uso de metodologias e boas práticas de gestão de estoques, possibilita a delimitação racional do ponto de equilíbrio, curva de estoques, estoques de segurança, capital investido, giro de estoques, e soluções mais aderentes para o desenvolvimento do planejamento e cumprimento de políticas de estoques. Isso deve se traduzir em políticas de gestão de estoques a fim de se evitar excessos e desperdícios, impacto direto no fluxo de caixa da empresa, e na produtividade operacional.
A implementação de políticas e procedimentos de inventários visam conservar o estoque em níveis ideais, evitar despesas com excessos ou falta de itens no estoque, eliminar custos com perdas por fraudes e desvios, evitar ruptura de atendimento de produtos aos clientes, e garantir a plena acuracidade de itens e valores dos estoques.
Existem inúmeras vantagens financeiras e proveitos operacionais para as empresas que conseguem controlar de modo eficaz seu inventário. Identificamos os gargalos, as oportunidades, definimos as métricas e cronogramas, e desenvolvemos os processos, instruções de trabalho e as políticas e procedimento padrão de inventários.
A atividade de carregamento de caminhões influi de forma bastante relevante nos processos da empresa, pois pode afetar o nível do serviço prestado aos clientes (tempo de entrega, número de avarias, etc.), incidir em custos adicionais para a distribuição, e demais áreas da empresa.
o objetivo principal de se estabelecer um sistema de medição de produtividade para uma determinada atividade é prover a informações e possibilidades de ações para melhoria da produtividade, a alocação de pessoas e a atuação na performance do trabalho. Monitorar os resultados correntes, compará-los com valores históricos, medir o desempenho dos operadores, monitorar os progressos obtidos e até mesmo auxiliar o processo de avaliação dos operadores são aspectos indispensáveis.
Considerando o fator de competitividade e rentabilidade para o negócio, a produtividade pode ser aumentada de três formas: reengenharia do processo, melhores práticas logísticas, melhoria da utilização dos recursos e aumento da performance através de metas ou outros mecanismos.
A implantação de indicadores de desempenho possibilita melhores controles, e proporciona maiores resultados no acompanhamento das atividades executadas, variações diversas, planos de ação, e a tomada de decisão.
A implantação de sistemas de medidas nos quais cálculos complexos e grandes bases de dados sejam necessários já possível, uma vez que dispomos de recursos computacionais que auxiliam nessas tarefas. Portanto, decidir o que deve ser medido, que dados utilizar para desenvolver medidas importantes para a tomada de decisões e como apresentar tais medidas de forma que se possa compreendê-las e interpretá-las são tarefas importantes para se garantir a melhor gestão dos recursos e a alta performance nos indicadores de desempenho das operações de Armazém, Estoques e Distribuição.
A simulação fornece da forma mais precisa e preditiva possível, as informações de planejamento para as empresas alcançarem seus objetivos de melhoria. Por que baseia-se em desenvolver modelos matemáticos que traduzem a realidade em formulações aderentes as regras e características dos processos da operação real.
Uma solução em otimização deve proporcionar os cenários possíveis, os recursos necessários, os custos inseridos, as alternativas operacionais e estratégicas, espaços para redução de custos, e oportunidades para captura de ganhos logísticos, possibilitando a gestão estratégica da cadeia logística, identificação dos riscos, delimitadas através de premissas e parametrizações estabelecidas com o cenário de otimização proposto.
Geralmente, uma revisão de malha logística possibilita de forma direta a captura muito significativa de ganhos com redução de custos operacionais. Dentre os motivadores para uma revisão de malha logística temos o crescimento no volume de vendas e a necessidade de estratégias de estruturação das operações da empresa, bem como, em detrimento de quedas e retrações nos volumes de vendas e a necessidade de estratégias de redefinição dos níveis de serviços, restruturação dos processos para melhor otimização e aderência da operação ao custo de servir e atendimento ao mercado.
O objetivo de uma situação de revisão de malha logística é encontrar de acordo com a região de atendimento e massa crítica de vendas, um situação melhor ou ponto ótimo de distribuição, promover a otimização de recursos (mão de obra interna e externa, frota, custos logísticos, fretes, capacidades e infraestrutura de atendimento), proporcionando alternativas de melhoria no nível de serviço (prazo de entrega, e fluxo do pedido).
A rede logística é composta por pontos de fabricação, armazenagem, transportes, fornecedores e operações de transbordo ou movimentação de produtos. Otimizar, resultará em melhoria nos resultados e operações mais eficientes, o que impacta de forma direta a satisfação dos seus clientes.
Otimizar a rede logística e distribuição implica em investir no mapeamento dos processos, implementar mudanças e novos padrões de trabalho, investir em treinamento e capacitação, expondo os novos métodos de trabalho, explicando quais são os objetivos, o que se espera da equipe, criar e gerir indicadores de desempenho, que permitem acompanhar melhor as operações de maneira ampla, promover a automatização das atividades, garantindo maior agilidade, aumento da produtividade, melhoria na comunicação, facilidade no acesso e compartilhamento de informações, maior segurança e confiabilidade dos dados, redução de custos, entre outras benefícios.
A estruturação de cenários logísticos são territórios comerciais e operacionais simulados com planos de fragmentação geográfica, definidos através de critérios estabelecidos e conforme demanda real (número de veículos, base de clientes, a região de clientes, os trajetos e rotas, e demais particularidades quantificáveis, etc.) da empresa estudada. A modelagem dos cenários de vendas possibilita a partir da simulação e compatibilização de dados e informações, sincronizar os modelos operacional e de vendas, considerando nível de serviço adequada realidade de mercado, e a sustentabilidade do negócio, com a redução de custos de distribuição.
Roteirização de entregas consiste no planejamento das zonas e regiões de atendimento, a partir da definição automatizada de trajetos, a criação de rotas otimizadas, seguida de critérios e parâmetros estabelecidos de custos, tempos por entrega e sku, jornadas de trabalho, restrições, prioridades, e regiões de vendas.
A implantação dessas soluções consiste em analisar a aderência dos produtos de mercado, pré-implantação (dados, informações e entendimento dos gargalos e particularidades operacionais), preparação, treinamento da equipe, implantação, e pós implantação (monitoramento) da solução de roteirização.
Existem diversas empresas dedicadas ao desenvolvimento e comercialização de sistemas de roteirização, estabelecer critérios rigorosos para aquisição é imprescindível. Compreender a relação de preço e custo-benefício, aderência das funcionalidades técnica e tática para a utilização e otimização, pode demonstrar melhor a viabilidade, e os benefícios do investimento.
Nossa equipe é formada por especialistas com experiência em projetos e processos de roteirização de grandes empresas. Conte conosco!
Investir em novas unidades fabris ou reestruturação das já existentes podem refletir em grandes investimentos. Avaliar os gargalos nas movimentações ou geração de filas em processos carregamento ou produção, dimensionar estoques, mapear e definir capacidade do sistema, identificar necessidades de ampliação, testar cenários de demandas e sazonalidades, devem contemplar o processo decisório antes de qualquer investimento.
Dimensionar a quantidade de equipamentos, veículos, máquinas e/ou recursos de mão de obra serão necessários para suportar uma nova operação (ou o aumento de demanda de uma operação) não é um problema comum e fácil de ser calculado. Considerando a incidência de variação aleatória da demanda e da produtividade, a simulação de cenários possíveis, surge como uma alternativa para se conhecer de forma eficaz as dimensões da operação projetada.
Os modelos de simulação buscam replicar a operação real a ser implantada através de soluções customizadas em planilha Excel, ou softwares especializados. A partir desses modelos, é possível visualizar a operação considerando diferentes produtos e atividades, tratar a demanda considerando a produtividade dos recursos, e o desvio médio esperado para cada atividade.
Uma solução que permite obtenção de rotas ideiais e lucrativas, aproveitando de forma eficiente os recursos disponíveis (capacidade do veículo, horário de trabalho, janelas de serviço, etc.)
Uma alavanca indispensável para a performance e adequação do custo de servir e melhoria de serviço ao cliente nas operações de distribuição
Otimização de rotas e visitas de vendas, reduzindo custos e maximizando recursos comerciais e de distribuição.
Uma solução que permite obtenção de rotas ideiais e lucrativas, aproveitando de forma eficiente os recursos disponíveis (capacidade do veículo, horário de trabalho, janelas de serviço, etc.)
Uma alavanca indispensável para a performance e adequação do custo de servir e melhoria de serviço ao cliente nas operações de distribuição
Para desenvolver essas demandas, a LogReview Soluções em Gestão, Supply Chain e Logística utiliza além de outras aplicações adicionais e auxiliares, o Roadnet T-Planner, um sistema robusto, pioneiro, suportado por algoritmos matemáticos e heurísticos, e certamente um dos melhores sistemas de roteirização, setorização e otimização de rotas e visitas de vendas disponíveis no mercado e mais utilizados em empresas de bens de consumo.
O planejamento e otimização de rotas e visitas se dá basicamente a partir dos clientes a serem visitados levando em conta a equipe disponível, e equacionado a partir de variáveis operacionais e de mercado para proposição do melhor trajeto a ser realizado, custo de servir, máxima eficiência e produtividade de cada vendedor e suas respectivas áreas de atendimento.
• Otimizar custos e recursos de gestão;
• Otimizar a quantidade de vendedores;
• Organizar e otimizar território de vendas;
• Balancear os veículos de entrega com base nas vendas;
• Conhecer e desenvolver as rotas de vendas rentáveis e não rentáveis.
Somado a robustez de nossas soluções, a LogReview Consultoria oferece a experiência de nossos especialistas a uma adequada capacidade de retorno para o seu negócio.
AGENDA DO VENDEDOR
• Otimizar a agenda de visitas
• Diminuição do tempo de deslocamento
entre as visitas;
• Diminuição do Km percorrido.
BALANCEAMENTO • Equilibrar o tempo de atendimento e frequência de visitas de cada tipo de cliente; |
DISPERSÃO
• Minimizar o impacto da dispersão geográfica dos clientes;
Contar com sistemas e boas práticas de roteirização logística é garantir a diferenciação e a qualidade dos serviços prestados. Principalmente em empresas que trabalham diretamente com distribuição logística. Nesse sentido, a tecnologia soma as boas práticas de gestão, são grandes aliadas no planejamento das entregas das empresas.
Roteirização logística é o processo que define rotas ou sequências de paradas de veículos que entregam e coletam mercadorias.
Planejar o melhor itinerário para a frota, é fundamental para se garantir mais segurança, eficiência e rapidez nas entregas de mercadorias. Com um bom processo de roteirização, é possível se estabelecer um bom planejamento de entregas, reduzir os custos da operação, tempo e a distância percorrida.
Com base em diversas informações da operação, é possível otimizar a programação das entregas. Por exemplo, quantidade de veículos e pedidos, clientes rentáveis, locais de entrega, entre outros.
A partir de sistemas e processos de roteirização é possível demonstrar qual o melhor caminho, as rotas mais eficientes e assegurar se estão sendo cumpridas corretamente.
Não basta escolher os caminhos mais curtos, é preciso também levar em consideração uma série de variáveis e parâmetros.
Entre os principais desafios enfrentados pelos gestores de transporte e distribuição está o planejamento de rotas. Isso porque não basta escolher os caminhos mais curtos, é preciso também levar em consideração uma série de variáveis e parâmetros.
Alguns dos principais parâmetros que devem ser levados em consideração:
O dia a dia e os imprevistos das operações podem acontecer, mas um planejamento bem feito, por meio de uma boa roteirização, permitirá que esses erros só ocorram por conta de fatores externos, e não por falta de organização da empresa.
Quer ter certeza que seu planejamento de rotas será cumprido com eficiência? A LogReview pode te ajudar nisso!
A roteirização é um dos maiores desafios para a área de logística. Cumprir prazos e garantir a qualidade do serviço, é um dos grandes desafios de quem trabalha com entrega de mercadorias. Por outro lado, a redução de custos e a otimização de processos devem ser levadas em consideração para manter a viabilidade do negócio.
Quanto maior o número de clientes, melhor para a empresa. No entanto, fazer uma roteirização logística manual torna-se cada vez mais difícil à medida que a empresa cresce em termos de volume e densidades demográficas e de clientes.
Um bom processo de roteirização permitem o atendimento ao maior número de clientes e volumes de vendas possíveis, mantendo o fluxo ideal e constante de receitas.
Investir em roteirização logística só tem a agregar ao negócio. Com uma boa roteirização, o trabalho se torna muito mais eficiente, já que se pode contar com uma boa gestão de rotas, permitindo acompanhar detalhadamente os processos da operação, e propiciando controle total do desempenho dos colaboradores e da entrega de mercadorias.
Reduzir os custos
operacionais de entrega
Reduzir Frota
Reduzir a quantidade de veículos necessários
para atender a operação
Reduzir Distância
Reduzir de distância para realização da entrega
Reduzir Tempo
Redução do tempo para realizar a entrega
Reduzir os custos operacionais, gerando relação “custo benefício” na cadeia de abastecimento.
Maximizar Cargas
A maximização e consolidação de cargas, reduzindo a necessidade de transbordos e unitizações a mais.
Controle amplo e abrangente de todo processo de carga e descarga
Redução da jornada de trabalho e custos fixos e variáveis (horas extras e diárias) de mão de obra
Rotas mais eficientes e tempos de entrega mais aderentes a jornada de trabalho, possibilitando ganhos em escala e melhor no nível de serviço
Identificar as melhores rotas permitindo redução do tempo e distância, proporcionando economia de combustível e demais recursos existentes
Ainda assim, há muitas outras empresas que ainda trabalha sem muitos padrões, e com informalidades, não possuindo o mapeamento de seus processos, de forma clara e objetiva, e as que tem não se preocupam em transferir conhecimento. Com o turnover gerado pelas demissões, promoções e novas contratações, os processos e demandas passam a apresentar gaps com relação a transição de conhecimento das atividades realizadas, e problemas com qualquer nova implementação de projetos e processos dentro da empresa.
Investir num bom plano de capacitação, e ou proposta de treinamento, consiste no aprimoramento das competências do time, levantamento das necessidades e habilidades dos recursos, apuração dos gaps de competência com relação o nível desejado e o nível atual, desenvolvimento de lideranças, acompanhamento da produtividade e resultados das equipes, para o bom desempenho dos resultados da organização.
Modelagem em Planilha Excel – Simulações de Produção, Estoques, Custos e Espaços.
Supervisores, Chefes, Gerentes, Diretores Industriais responsáveis pelo Planejamento e Controle da Produção e a Engenheira industrial.
É recomendado também para Proprietários e Gerentes de pequenas.
Visão Geral
Redução de Custos de Armazenagem
Conceitos
Administração da Armazenagem
Planejamento da Armazenagem
Embalagem e a Movimentação dos Materiais
Unitização de Materiais
Segurança na Movimentação e Armazenagem
A importância da Gestão de Custos em Armazenagem
Comportamento dos Custos
Como Custear a Armazenagem dos Itens de Custos?
Integração da Equipe no Projeto | Dinâmica;
Nivelamento de Conhecimento de Logística | Armazenagem;
Introdução as Tipologias de Produção;
Boas Práticas de Gestão de Estoques;
Competências para o Sucesso | Dinâmica;
Fundamentos da Manufatura Enxuta;
Overview das Características, Diretrizes e Ferramentas do Fluxo de Valor Lean;
Arvores Lógicas e KPIs Chaves;
Modelos de Transformação Organizacional | Dinâmica;
Função Estratégica da Armazenagem;
Dimensionamento de Espaços, Movimentações e Estoques;
Desenho e Redesenho de Layouts de Operações de Armazenagem, definição de pontos de recebimento e expedição;
Estudo do Processo de Carga | Descarga, Áreas de Picking e Movimentações;
Indicadores de Desempenho | Gestão a Vista;
Apuração das Oportunidades e Análise das Lições Aprendidas;
Tipos de Separação;
Parâmetros de Categorização dos Produtos e Separação de Pedidos | Cargas.
Simulações de Custos, Soluções de Automação e Tecnologias em Armazenagem,
Exemplos de Desenhos e Redesenho de Layouts de Armazém.
Atividade
Armazenagem
Treinamento das técnicas do MPD
Monitoramento das atividades via indicadores de gestão
Estrutura básica do sistema tributário nacional
Impostos sobre o comércio exterior, IPI e IOF
PIS e Cofins
ICMS: o principal imposto sobre a cadeia de suprimentos
ISS: o imposto dos municípios
- Planos e Estratégias de Otimização de Rotas de Vendas
- Estratégias de Roteirização de Entregas
- Processos do WMS (Warehouse Management Sistem)
- Processos do TMS (Transportation Management Sistem)
- Gestão de Custos Logísticos
- MPD – Melhores Práticas em Distribuição
- Programas de Excelência em Logística, Transportes e Frotas
- Ferramenta de Qualidade ( 5 “S”, CAPDo, MAKIGAMI, etc.)
- Entre outros.
Fundamental para o sucesso de empresas de bens de consumo, O RTM pode determinar seus volumes de venda, sua habilidade de entregar o serviço certo ao cliente, sua eficiência de custos e a garantia do espaço em gôndola no PDV para seus produtos.
Para potencializar as operações e alcançar melhor performance nas rotas de entregas, o Route to Market dispõe de 04 (quatro) alavancas estratégicas.
ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
O RTM deve estar fundamentado em características qualitativas e quantitativas dos clientes como: volume de vendas, rentabilidade, potencial de crescimento, necessidades explícitas e implícitas, localização e alcance geográficos, etc. Para isso, é fundamental a classificação dos seus clientes em segmentos.
COERÊNCIA
Modelos eficazes de RTM precisam estar alinhados e integrados com a estratégia geral de serviço ao cliente da empresa, garantindo que as rotas estabelecidas suportam o alcance das metas estratégicas e que receberão o suporte que precisam para alcançar o sucesso na operação.
FLEXIBILIDADE
Para gerenciar a crescente variedade de clientes e rotas, é preciso ter flexibilidade no desenho das rotas e, uma vez escolhidas e implementadas, é preciso haver maneiras de melhorar e adaptar as rotas já estabelecidas.
As vantagens incluem aumento de faturamento, redução de custos, maior satisfação do cliente e melhora na experiência do consumidor final.
BALANCEAMENTO
Podemos destacar três conjuntos de prioridades que precisam ser consideradas nas análises: (1) necessidades e preferências do cliente, que determinam satisfação e afetam o potencial de crescimento; (2) potencial de crescimento, que determinam market-share e volume; (3) custo de servir, que determina a viabilidade econômica e a rentabilidade do cliente e do segmento. O balanceamento dessas três variáveis é fundamental para atender o cliente, sendo eficiente em custo.
RTM
Route to Market
Diretrizes estratégicas e planos de execução de como melhor atender o mercado.
Adaptável a realidade de seu mercado e alavanca para a rentabilidade de suas operações, o RTM dispõe de dimensões e inúmeras opções para se criar uma boa estratégia de atendimento ao cliente final.
Revise, repense e invista na eficiência operacional de seu negócio!!!
LogReview
Consultoria
FALE CONOSO
Análise da Concorrência
Avaliação do Distribuidor
Mapeamento de Clientes e Mercado
Revisão de Performance
AVALIAÇÃO
Abordagem Estratégica de RTM
FALE CONOSO
Tecnologia
Programas de Incentivos
Kit de Ferramentas ComL
Estrutura do RTM
Planejamento de Territórios
Classificação de Canais
Promoções
ESTRUTURAÇÃO
Cultura e Liderança
Integração Funcional
Treinamento e Atualização
Gerenciamento de Contas-Chave
Novas Parcerias
Parceiro Distribuidor
IMPLEMENTAÇÃO
STEP BY STEP OF ROUTE TO MARKET IMPLEMENTATION
LOGÍSTICA & DISTRIBUIÇÃO
Drop
(XY/Entregas
Consolidação de Pedidos
Redução de rotas de “baixo drop”
“Pedidos Mínimos”
Atendimento por pequenos ASDs quando mais próximos do cliente
Performance
(Entregas/Equipamentos/Dia)
Revisão do raio de operações / Malha Logística
Nível de Serviços
Atendimentos de Áreas Branca & Alternativas de Atendimento
Atendimento por pequenos ASDs quando mais próximos do cliente
Estrutura & Efetividade
(R$/Equipamentos/Dia)
Estrutura e Projetos de Frotas
Tempos Produtivos, Redesenho de Armazéns
SLAs e Custos Acordados | Tarifas, Modelos de Fretes e Transportes
Projetos de Outsourcing, Melhores Práticas de Distribuição
Otimização de Estrutura
(R$/Dia)
Otimização dos Custos do Imóvel / Armazéns
Métodos de Controles de Supervisores e Gerentes
Redução da Estrutura / Head Counts
Redução da Estrutura / Head Counts
Adaptável a realidade de seu mercado e alavanca para a rentabilidade de suas operações, o RTM dispõe de dimensões e inúmeras opções para se criar uma boa estratégia de atendimento ao cliente final
Revise, repense e invista na eficiência operacional de seu negócio!!!
Fundamental para o sucesso de empresas de bens de consumo, O RTM pode determinar seus volumes de venda, sua habilidade de entregar o serviço certo ao cliente, sua eficiência de custos e a garantia do espaço em gôndola no PDV para seus produtos.
Para potencializar as operações e alcançar melhor performance nas rotas de entregas, o Route to Market dispõe de 04 (quatro) alavancas estratégicas.
ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
O RTM deve estar fundamentado em características qualitativas e quantitativas dos clientes como: volume de vendas, rentabilidade, potencial de crescimento, necessidades explícitas e implícitas, localização e alcance geográficos, etc. Para isso, é fundamental a classificação dos seus clientes em segmentos.
COERÊNCIA
Modelos eficazes de RTM precisam estar alinhados e integrados com a estratégia geral de serviço ao cliente da empresa, garantindo que as rotas estabelecidas suportam o alcance das metas estratégicas e que receberão o suporte que precisam para alcançar o sucesso na operação.
FLEXIBILIDADE
Para gerenciar a crescente variedade de clientes e rotas, é preciso ter flexibilidade no desenho das rotas e, uma vez escolhidas e implementadas, é preciso haver maneiras de melhorar e adaptar as rotas já estabelecidas.
As vantagens incluem aumento de faturamento, redução de custos, maior satisfação do cliente e melhora na experiência do consumidor final.
BALANCEAMENTO
Podemos destacar três conjuntos de prioridades que precisam ser consideradas nas análises: (1) necessidades e preferências do cliente, que determinam satisfação e afetam o potencial de crescimento; (2) potencial de crescimento, que determinam market-share e volume; (3) custo de servir, que determina a viabilidade econômica e a rentabilidade do cliente e do segmento. O balanceamento dessas três variáveis é fundamental para atender o cliente, sendo eficiente em custo.
RTM
Route to Market
Diretrizes estratégicas e planos de execução de como melhor atender o mercado.
Adaptável a realidade de seu mercado e alavanca para a rentabilidade de suas operações, o RTM dispõe de dimensões e inúmeras opções para se criar uma boa estratégia de atendimento ao cliente final.
Revise, repense e invista na eficiência operacional de seu negócio!!!
LogReview
Consultoria
FALE CONOSO
Análise da Concorrência
Avaliação do Distribuidor
Mapeamento de Clientes e Mercado
Revisão de Performance
AVALIAÇÃO
Abordagem Estratégica de RTM
[/vc_column_text]FALE CONOSO
Tecnologia
Programas de Incentivos
Kit de Ferramentas ComL
Estrutura do RTM
Planejamento de Territórios
Classificação de Canais
Promoções
ESTRUTURAÇÃO
Cultura e Liderança
Integração Funcional
Treinamento e Atualização
Gerenciamento de Contas-Chave
Novas Parcerias
Parceiro Distribuidor
IMPLEMENTAÇÃO
STEP BY STEP OF ROUTE TO MARKET IMPLEMENTATION
LOGÍSTICA & DISTRIBUIÇÃO
Drop
(XY/Entregas
Consolidação de Pedidos
Redução de rotas de “baixo drop”
“Pedidos Mínimos”
Atendimento por pequenos ASDs quando mais próximos do cliente
Performance
(Entregas/Equipamentos/Dia)
Revisão do raio de operações / Malha Logística
Nível de Serviços
Atendimentos de Áreas Branca & Alternativas de Atendimento
Atendimento por pequenos ASDs quando mais próximos do cliente
Estrutura & Efetividade
(R$/Equipamentos/Dia)
Estrutura e Projetos de Frotas
Tempos Produtivos, Redesenho de Armazéns
SLAs e Custos Acordados | Tarifas, Modelos de Fretes e Transportes
Projetos de Outsourcing, Melhores Práticas de Distribuição
Otimização de Estrutura
(R$/Dia)
Otimização dos Custos do Imóvel / Armazéns
Métodos de Controles de Supervisores e Gerentes
Redução da Estrutura / Head Counts
Redução da Estrutura / Head Counts
Adaptável a realidade de seu mercado e alavanca para a rentabilidade de suas operações, o RTM dispõe de dimensões e inúmeras opções para se criar uma boa estratégia de atendimento ao cliente final
Revise, repense e invista na eficiência operacional de seu negócio!!!
Agregar valor à cadeia de suprimentos e logística, auxiliando na otimização dos processos, redução de custos, criação de vantagem competitiva e elaboração de soluções diferenciadas para o negócio do cliente. Eficiência, Qualidade, Satisfação do cliente, e Maior Competitividade.
O Plano Diretor é um conjunto de ações e projetos a serem implantados pela empresa, que buscam orientar as melhorias e ganhos nos processos, transformando cenários AS IS vs em cenários TO BE com aplicação de um novo projeto. Visando as seguintes ações: Sinergia com o planejamento estratégico da empresa; Integração da gestão da cadeia de suprimentos; Otimização dos fluxos e atividades; Maior eficiência na execução das operações (redução de custo); Melhoria do nível de serviço aos clientes.
A terceirização total ou parcial dos processos e ou atividades operacionais são estratégias de otimização, e possíveis formas de redução de custos operacionais. Nela, apresentam-se vantagens e desvantagens relevantes em se considerando a atuação, mercado, estratégia de diferenciação, e competitividade a serem adotada no negócio. A decisão de quando e como terceirizar deve ser analisado considerando alguns fatores importantes, como: o custo benefício dos terceiros diante a redução de custos proposta (Make or Buy), os riscos envolvidos, o crescimento e os ganhos em escala na operação, e o nível de serviço ofertado.
O plano de estruturação orçamentário e financeiro da cadeia logística proporciona o conhecimento de valores, medidas, necessidades de ações de melhorias, identificação de atividades de externas e de baixo valor agregado, ociosidades de processos, visando nortear ações e projetos para se obter a máxima eficiência, a separação de receitas e despesas, e pela necessidade de especificação das demandas, revertendo-as em projetos de otimização e captura de ganhos com redução de custos.
Isso se dá através de uma estrutura de monitoramento dos recursos financeiros.
Interligados e diretamente ligados a execução plena da estratégia de marketing e vendas, o alinhamento de processos do Master Plan possibilita o direcionamento das atividades para o objetivo estratégico, e resultados para o negócio. Nesse sentido, norteia a empresa para a composição de planos de investimentos, inserção de soluções inteligentes em tecnologia, melhores práticas logísticas, modelos alternativos de atendimento ao cliente, e de estruturas operacionais e organizacionais.
O mapeamento, análise e otimização do fluxo logístico visa a obtenção de uma perspectiva geral do processo, desde as etapas iniciais até a entrega do produto ao cliente final, para que as estratégias na cadeia logística garantam um nível de serviço aderente a satisfação do cliente, por meio da melhor utilização dos recursos e eliminação de desperdícios. Os resultados são a compreensão do fluxo de materiais e de informação; identificação dos desperdícios; das oportunidades de melhorias; otimização; melhoria no fluxo de informação e comunicação; auxílio no dimensionamento de recursos necessários no fluxo logístico.
Os custos logísticos costumam ser os maiores ofensores para o avanço da estratégia competitiva e gestão das empresas. Identificar os processos que não agregam valor, atividades e demandas não produtivas, racionalização de recursos, otimização e formas alternativas de atendimento, são algumas das ações iniciais e indispensáveis para a redução de custos.
A redução de custos logísticos tem sido um grande desafio para todas as empresas. O trabalho deve ser estudado e planejado criteriosamente, considerando inclusive, a identificação e tratativa dos custos ocultos nos processos.
Dentre outros aspectos, a implementação de programas de excelência visa a definição e utilização de metodologia, busca pela qualidade total, padronização, melhoria no nível de serviço, produtividade, eliminação de riscos, e a redução de custos. Nesse sentido, garantir que os objetivos e os processos adotados estejam bem alinhados entre as pessoas, a empresa, fornecedores e a sociedade, são fundamentais para a implementação da excelência operacional.
Inovar e reinventar os processos são práticas recomendáveis para adequação e melhoria de processos.
A implementação de modelos, processos ou programas de excelência passa pela dedicação e investimento no planejamento das estratégias e demandas, formação de líderes, gestão de pessoas, checklists de verificação, comunicação e relacionamento com envolvidos, e avaliação da gestão e dos resultados, são essenciais para se garantir o sucesso na implementação de processos e programas de excelência numa organização.
Dada a importância, e como base na experiência de nossos consultores, auxiliamos no desenvolvimento de padrões de atividades e realização de ajustes de acordo com as mudanças estabelecidas para o ambiente organizacional.
Nossa equipe está apta a realizar de maneira efetiva a execução das ações planejadas, e criar modelos com melhor previsibilidade da execução, evitando o “achismo” e informalidades no processo. E, por fim, integrar os atos para que produzam o resultado principal.
Essa demanda requer a implementação das seguintes ações: estabelecer padrões de desempenho (baseado nos planos); medir o desempenho atual; comparar os dois (padrões e desempenho); executar ações corretivas, caso sejam detectados desvios; e treinamento das equipes de acordo com o planejamento.
TRANSPORTES E FROTAS
O transporte é uma das principais funções nas atividades logísticas, e estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. O transporte é uma atividade estratégica para qualquer empresa, porque responde por um dos maiores custos logísticos, além de colocar em contato o fornecedor e o cliente / consumidor final.
Inserido em um mercado altamente concorrencial, a atividade de transportes vem sofrendo profundas alterações oriundas do desenvolvimento tecnológico e da globalização da economia. Nesse dinamismo de mercado, o processo logístico tem sido mais exposto as intempéries externas, e impulsionado a necessidades de maior diversificação e utilização de modais, boas práticas de transportes, e do uso da tecnologia como soluções a gestão eficiente dos recursos.
A especificação e implementação de soluções e tecnologia na área de logística e transportes exercem papel fundamental na automação de processos, e por isso, tão importantes para o planejamento, implementação e controle das atividades de uma empresa. Presentes da execução de diversas tarefas e gestão de informações relevantes, pode ser considerada fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa no mercado.
Nos últimos tempos, o grande avanço para o trabalho dos embarcadores (e toda a atividade logística que existe em torno do seu trabalho) foi a possibilidade de realizar uma gestão e a comunicação e transferência de dados de forma fácil, por meio da tecnologia.
O retorno sobre investimentos em tecnologia e automação de processos requer uma escolha adequada às operações, demandas de trabalho, treinamentos, e engajamento da empresa quanto aos resultados planejados.
Os projetos de otimização em transportes de cargas visam identificar através de diferentes modelos de simulação e modelagens, metodologias de custos, e as melhores práticas logísticas, buscar ganhos de produtividade, redução de custos logísticos, e a melhoria do nível de serviço, considerando sempre a cadeia e formação de preço final dos produtos.
O processo de contratação de transportes pode parecer bem simples, se não observados os cuidados e riscos iminentes para a operação, o que entendemos que este, contemple fatores estruturais, físicos e lógicos que servem de suporte a uma contratação adequada as necessidades das partes, inseridos a qualidade na prestação de serviços e disponibilidade para atender as contingências próprias por operação.
Os contratos têm, na sua maioria, cláusulas de reajustes que permitem um repasse da inflação de custos do período. Em geral, esses reajustes são baseados num mix entre indicadores econômicos, dissídio e a variação do diesel.
Além de padronização e formalidades no processo, esses modelos proporcionam uma relação de melhor flexibilidade, maior produtividade e possibilidades de redução de custos (fretes).
A possibilidade de avaliar a qualidade de contratações, desvios de padrões, e de identificar oportunidades de melhorias nos modelos de contratação para otimização de custos de fretes são medidas indispensáveis a gestão eficiente das operações de transportes. Nesses processos, estão inseridos o mapeamento dos processos, a validação dos recursos e custos de fretes, e a capacitação dos profissionais da empresa para a efetiva gestão de fretes.
As variáveis e sazonalidades de mercado expõem a logística a um dos problemas mais enfrentados pelas empresas, o dimensionamento de frota. Nesse processo a empresa precisa periodicamente avaliar e determinar a quantidade de veículos necessários para fazer as entregas para se evitar o excesso de gastos e garantir o nível de serviço.
O objetivo é planejar o que será realizado para eliminar as ociosidades, elevar a produtividade nas questões relativas à transporte e distribuição de cargas, buscando identificar o total de veículos necessários para fazer determinado serviço.
A logística e todos os seus processos representam uma boa parcela do orçamento empresarial, exigindo dos gestores muita estratégia e inteligência para capturar os benefícios da roteirização com a otimização dos custos. Por isso, com tantos sistemas de roteirização comercializados atualmente no Brasil, e tendo em vista, as diversas variáveis de mercado e recursos existentes, avaliar o que, como, e quando investir em tecnologias de roteirização e otimização de entregas, bem como capacitar seus usuários chaves e equipes de trabalho, podem se refletir em excelente custo benefício para a rentabilidade do negócio.
Isso traduz análise de aderência de sistemas ofertados no mercado, processos de diagnóstico, pré-implantação, implantação e pós implantação do projeto como mecanismo de perenidade do sistema nas operações da empresa. Os resultados são diversos, dentre estes, melhor ocupação de cargas, redução de custos de fretes e qualidade no nível de serviço.
Atuando como “canais de comunicação”, os indicadores de desempenho permitem medir o desempenho da cadeia logística de uma empresa e garantem que todos os indivíduos, em todos os níveis hierárquicos, caminhem em direção aos mesmos objetivos e estratégias.
A busca da otimização da produtividade e da melhora dos processos é uma constante nas áreas de entregas e atendimento das organizações. A elaboração de indicadores tem como objetivos serem específicos e restritos a visões lineares. Deve compreender as atividades de forma ampla e inter-relacionada, com capacidade analítica, e medidas que garantam a integração e detalhamento suficiente para o gerenciamento das áreas e partes envolvidas.
A adoção de boas práticas e o uso de indicadores de desempenho são sempre soluções importantes para superação dos desafios na gestão logística.
Uma das grandes dificuldades encontradas pelas empresas é reagir rapidamente às mudanças do mercado. Para isso, ter uma vantagem competitiva é um diferencial muito importante. Para isto, construir, padronizar e customizar sistemas e processos de forma ágil é fundamental para garantir a capacidade de sua empresa se adaptar com facilidade às demandas do mercado.
Ter um checklist como procedimentos operacionais padronizados para execução eficiente das atividades, poderão ajudar a empresa a melhor o nível de serviços, aumentar a produtividade, e evitar desperdícios.
O objetivo de uma revisão de custos de fretes CIF vs FOB, primário e ou secundário, buscam rentabilizar a cadeia, otimizar, padronizar e adequar as operações ao modelo de operações mais adequados às operações de uma rede de distribuição.
O desenvolvimento de revisões de fretes se dá com base nas expectativas das operações, realizadas a partir de variáveis, parâmetros, e premissas operacionais e de mercado buscando a plena adequação de caminhões e equipamentos, maior capacidade de carga, melhor produtividade, maior eficiência operacional, redução de custos, e maior competitividade da empresa.
Diante da competitividade do mercado, as empresas buscam atuar nos diversos setores que a compõe em busca da fidelização dos clientes e permanência no mercado. Que forma geral e objetiva, visam reduzirem seus custos, aumentarem seus lucros e fatia do mercado.
Cada vez mais comum, e menos oneroso do que se testar em cenários reais, a simulação de cenários com uso sistemas computacionais, softwares ou planilhas customizadas são vantagens indispensáveis para abordagem de novos projetos.
A simulação e desenvolvimento de novos cenários, dispõe de vantagens indispensáveis para o a implementação e sucesso do negócio. As principais, são a possibilidade de estudos por simulação visando entender melhor sistemas complexos e não definidos analiticamente por modelos matemáticos simples, o controle sobre as condições experimentais do que seria possível no sistema real, a possibilidade de replicações no modelo designando-se os valores que se deseja para todos os demais parâmetros, a replicação precisa dos experimentos, o teste de alternativas diferentes para o sistema, a simulação de longos períodos em um tempo reduzido, menos oneroso do que o teste em situação real, e melhor planejamento dos investimentos para na aquisição de equipamentos.
Movimentação e Armazenagem de materiais exigem um transporte eficiente, e uma armazenagem adequada de produtos desde a produção até o consumidor. Planejamento, controle da produção, e estoques em processo e embalagens, possibilitam a integridade da carga transportada, conservação dos produtos, organização de processos, a execução plena, e sem custos adicionais na transferência de insumos, materiais e ou produtos entre unidades fabris, distribuição e seus destinatários.
Uma rede de distribuição adequadamente dimensionada, proporciona o atendimento satisfatório da demanda, o mínimo de nível de serviço exigido pelos clientes e consumidores finais, e consequências benéficas para os resultados da empresa.
Existem diversos motivadores para a elaboração de layouts para armazém novo ou redesenho de layouts já existentes. A otimização de espaços, volume de saída dos itens, movimentação de materiais e equipamentos, impactos na produtividade, entre outros fatores são alguns dos motivos para o dimensionamento e desenho de layouts de armazéns. Desenvolvemos o layout, desenho dos processos, e os indicadores de produtividade de acordo com as melhores práticas logísticas de mercado para a máxima eficiência operacional.
O layout de armazém pode ser definido como a forma em que as áreas de armazenagem estão dispostas, de modo a aproveitar todo o espaço disponível da melhor forma possível, um bom layout de armazém proporcionará melhores resultados logísticos.
Um bom layout de armazém contempla organização, facilidade de acessos, rápida e fácil localização de produtos, aproveitamento máximo dos espaços, atender aos requisitos e restrições quanto a qualidade dos produtos, melhorar a eficiência e produtividade, otimizando os processos de gestão de estoques.
O bom controle de estoque é uma atividade essencial para aumentar competitividade dos negócios. Muito são os benefícios de uma estruturação de estoques, dentre estes, maior agilidade, redução de custos com armazenagens e movimentações internas, maior organização, melhor controle dos processos, e eficiência operacional.
Desenvolvimento de projetos e simulações a partir de soluções customizadas de controle e gestão de armazenagem e movimentação, as quais apresentam a partir de métodos lógicos e matemáticos, alternativas para a eficiência do modelo, identificação dos gargalos nos fluxos e processos, possibilitando a aderência das soluções propostas e investimentos necessários.
As operações de armazenagem envolvem a administração dos espaços necessários para que os materiais sejam mantidos estocados na própria fábrica ou em armazéns próprios ou de terceiros.
Desenvolver estratégias e aplicação boas práticas de gestão na atuação das operações no armazém são muito importantes, já que, muitas vezes, além de diminui a distância entre vendedor e clientes, abranger outros aspectos como: localização, dimensionamento, recursos materiais e patrimoniais (arranjo físico, equipamentos etc.), pessoal especializado, recuperação e controle de estoque, embalagens, manuseio de materiais, fracionamento e consolidação de cargas e a necessidade de recursos financeiros e humanos.
Existem diversos motivadores para situações e demandas de definição de recursos, cargos e perfis profissionais. A reestruturação de equipes e o desenvolvimento de equipes de alta performance operacional estão entre os mais frequentes.
Utilizando da experiência de nossos consultores e das melhores práticas de mercado, aplicamos técnicas, conceitos e abordagens alinhadas aos aspectos legais e expectativas da empresa, visam o desenvolvimento detalhado das atribuições, a apresentação das responsabilidades, requisitos, competências, habilidades, relacionamentos envolvidos, os desafios, e o ambiente no qual o cargo está inserido.
Saber o que e quando a empresa tem que comprar para saber o que, quanto e quando deverá produzir, com absoluto controle dos custos, são os principais motivos de uma política de estoques eficiente, e fator de competividade para os seus clientes.
O uso de metodologias e boas práticas de gestão de estoques, possibilita a delimitação racional do ponto de equilíbrio, curva de estoques, estoques de segurança, capital investido, giro de estoques, e soluções mais aderentes para o desenvolvimento do planejamento e cumprimento de políticas de estoques. Isso deve se traduzir em políticas de gestão de estoques a fim de se evitar excessos e desperdícios, impacto direto no fluxo de caixa da empresa, e na produtividade operacional.
A implementação de políticas e procedimentos de inventários visam conservar o estoque em níveis ideais, evitar despesas com excessos ou falta de itens no estoque, eliminar custos com perdas por fraudes e desvios, evitar ruptura de atendimento de produtos aos clientes, e garantir a plena acuracidade de itens e valores dos estoques.
Existem inúmeras vantagens financeiras e proveitos operacionais para as empresas que conseguem controlar de modo eficaz seu inventário. Identificamos os gargalos, as oportunidades, definimos as métricas e cronogramas, e desenvolvemos os processos, instruções de trabalho e as políticas e procedimento padrão de inventários.
A atividade de carregamento de caminhões influi de forma bastante relevante nos processos da empresa, pois pode afetar o nível do serviço prestado aos clientes (tempo de entrega, número de avarias, etc.), incidir em custos adicionais para a distribuição, e demais áreas da empresa.
o objetivo principal de se estabelecer um sistema de medição de produtividade para uma determinada atividade é prover a informações e possibilidades de ações para melhoria da produtividade, a alocação de pessoas e a atuação na performance do trabalho. Monitorar os resultados correntes, compará-los com valores históricos, medir o desempenho dos operadores, monitorar os progressos obtidos e até mesmo auxiliar o processo de avaliação dos operadores são aspectos indispensáveis.
Considerando o fator de competitividade e rentabilidade para o negócio, a produtividade pode ser aumentada de três formas: reengenharia do processo, melhores práticas logísticas, melhoria da utilização dos recursos e aumento da performance através de metas ou outros mecanismos.
A implantação de indicadores de desempenho possibilita melhores controles, e proporciona maiores resultados no acompanhamento das atividades executadas, variações diversas, planos de ação, e a tomada de decisão.
A implantação de sistemas de medidas nos quais cálculos complexos e grandes bases de dados sejam necessários já possível, uma vez que dispomos de recursos computacionais que auxiliam nessas tarefas. Portanto, decidir o que deve ser medido, que dados utilizar para desenvolver medidas importantes para a tomada de decisões e como apresentar tais medidas de forma que se possa compreendê-las e interpretá-las são tarefas importantes para se garantir a melhor gestão dos recursos e a alta performance nos indicadores de desempenho das operações de Armazém, Estoques e Distribuição.
A simulação fornece da forma mais precisa e preditiva possível, as informações de planejamento para as empresas alcançarem seus objetivos de melhoria. Por que baseia-se em desenvolver modelos matemáticos que traduzem a realidade em formulações aderentes as regras e características dos processos da operação real.
Uma solução em otimização deve proporcionar os cenários possíveis, os recursos necessários, os custos inseridos, as alternativas operacionais e estratégicas, espaços para redução de custos, e oportunidades para captura de ganhos logísticos, possibilitando a gestão estratégica da cadeia logística, identificação dos riscos, delimitadas através de premissas e parametrizações estabelecidas com o cenário de otimização proposto.
Geralmente, uma revisão de malha logística possibilita de forma direta a captura muito significativa de ganhos com redução de custos operacionais. Dentre os motivadores para uma revisão de malha logística temos o crescimento no volume de vendas e a necessidade de estratégias de estruturação das operações da empresa, bem como, em detrimento de quedas e retrações nos volumes de vendas e a necessidade de estratégias de redefinição dos níveis de serviços, restruturação dos processos para melhor otimização e aderência da operação ao custo de servir e atendimento ao mercado.
O objetivo de uma situação de revisão de malha logística é encontrar de acordo com a região de atendimento e massa crítica de vendas, um situação melhor ou ponto ótimo de distribuição, promover a otimização de recursos (mão de obra interna e externa, frota, custos logísticos, fretes, capacidades e infraestrutura de atendimento), proporcionando alternativas de melhoria no nível de serviço (prazo de entrega, e fluxo do pedido).
A rede logística é composta por pontos de fabricação, armazenagem, transportes, fornecedores e operações de transbordo ou movimentação de produtos. Otimizar, resultará em melhoria nos resultados e operações mais eficientes, o que impacta de forma direta a satisfação dos seus clientes.
Otimizar a rede logística e distribuição implica em investir no mapeamento dos processos, implementar mudanças e novos padrões de trabalho, investir em treinamento e capacitação, expondo os novos métodos de trabalho, explicando quais são os objetivos, o que se espera da equipe, criar e gerir indicadores de desempenho, que permitem acompanhar melhor as operações de maneira ampla, promover a automatização das atividades, garantindo maior agilidade, aumento da produtividade, melhoria na comunicação, facilidade no acesso e compartilhamento de informações, maior segurança e confiabilidade dos dados, redução de custos, entre outras benefícios.
A estruturação de cenários logísticos são territórios comerciais e operacionais simulados com planos de fragmentação geográfica, definidos através de critérios estabelecidos e conforme demanda real (número de veículos, base de clientes, a região de clientes, os trajetos e rotas, e demais particularidades quantificáveis, etc.) da empresa estudada. A modelagem dos cenários de vendas possibilita a partir da simulação e compatibilização de dados e informações, sincronizar os modelos operacional e de vendas, considerando nível de serviço adequada realidade de mercado, e a sustentabilidade do negócio, com a redução de custos de distribuição.
Roteirização de entregas consiste no planejamento das zonas e regiões de atendimento, a partir da definição automatizada de trajetos, a criação de rotas otimizadas, seguida de critérios e parâmetros estabelecidos de custos, tempos por entrega e sku, jornadas de trabalho, restrições, prioridades, e regiões de vendas.
A implantação dessas soluções consiste em analisar a aderência dos produtos de mercado, pré-implantação (dados, informações e entendimento dos gargalos e particularidades operacionais), preparação, treinamento da equipe, implantação, e pós implantação (monitoramento) da solução de roteirização.
Existem diversas empresas dedicadas ao desenvolvimento e comercialização de sistemas de roteirização, estabelecer critérios rigorosos para aquisição é imprescindível. Compreender a relação de preço e custo-benefício, aderência das funcionalidades técnica e tática para a utilização e otimização, pode demonstrar melhor a viabilidade, e os benefícios do investimento.
Nossa equipe é formada por especialistas com experiência em projetos e processos de roteirização de grandes empresas. Conte conosco!
Investir em novas unidades fabris ou reestruturação das já existentes podem refletir em grandes investimentos. Avaliar os gargalos nas movimentações ou geração de filas em processos carregamento ou produção, dimensionar estoques, mapear e definir capacidade do sistema, identificar necessidades de ampliação, testar cenários de demandas e sazonalidades, devem contemplar o processo decisório antes de qualquer investimento.
Dimensionar a quantidade de equipamentos, veículos, máquinas e/ou recursos de mão de obra serão necessários para suportar uma nova operação (ou o aumento de demanda de uma operação) não é um problema comum e fácil de ser calculado. Considerando a incidência de variação aleatória da demanda e da produtividade, a simulação de cenários possíveis, surge como uma alternativa para se conhecer de forma eficaz as dimensões da operação projetada.
Os modelos de simulação buscam replicar a operação real a ser implantada através de soluções customizadas em planilha Excel, ou softwares especializados. A partir desses modelos, é possível visualizar a operação considerando diferentes produtos e atividades, tratar a demanda considerando a produtividade dos recursos, e o desvio médio esperado para cada atividade.
Uma solução que permite obtenção de rotas ideiais e lucrativas, aproveitando de forma eficiente os recursos disponíveis (capacidade do veículo, horário de trabalho, janelas de serviço, etc.)
Uma alavanca indispensável para a performance e adequação do custo de servir e melhoria de serviço ao cliente nas operações de distribuição
Otimização de rotas e visitas de vendas, reduzindo custos e maximizando recursos comerciais e de distribuição.
Uma solução que permite obtenção de rotas ideiais e lucrativas, aproveitando de forma eficiente os recursos disponíveis (capacidade do veículo, horário de trabalho, janelas de serviço, etc.)
Uma alavanca indispensável para a performance e adequação do custo de servir e melhoria de serviço ao cliente nas operações de distribuição
Para desenvolver essas demandas, a LogReview Soluções em Gestão, Supply Chain e Logística utiliza além de outras aplicações adicionais e auxiliares, o Roadnet T-Planner, um sistema robusto, pioneiro, suportado por algoritmos matemáticos e heurísticos, e certamente um dos melhores sistemas de roteirização, setorização e otimização de rotas e visitas de vendas disponíveis no mercado e mais utilizados em empresas de bens de consumo.
O planejamento e otimização de rotas e visitas se dá basicamente a partir dos clientes a serem visitados levando em conta a equipe disponível, e equacionado a partir de variáveis operacionais e de mercado para proposição do melhor trajeto a ser realizado, custo de servir, máxima eficiência e produtividade de cada vendedor e suas respectivas áreas de atendimento.
• Otimizar custos e recursos de gestão;
• Otimizar a quantidade de vendedores;
• Organizar e otimizar território de vendas;
• Balancear os veículos de entrega com base nas vendas;
• Conhecer e desenvolver as rotas de vendas rentáveis e não rentáveis.
Somado a robustez de nossas soluções, a LogReview Consultoria oferece a experiência de nossos especialistas a uma adequada capacidade de retorno para o seu negócio.
AGENDA DO VENDEDOR
• Otimizar a agenda de visitas
• Diminuição do tempo de deslocamento
entre as visitas;
• Diminuição do Km percorrido.
BALANCEAMENTO • Equilibrar o tempo de atendimento e frequência de visitas de cada tipo de cliente; |
DISPERSÃO
• Minimizar o impacto da dispersão geográfica dos clientes;
Contar com sistemas e boas práticas de roteirização logística é garantir a diferenciação e a qualidade dos serviços prestados. Principalmente em empresas que trabalham diretamente com distribuição logística. Nesse sentido, a tecnologia soma as boas práticas de gestão, são grandes aliadas no planejamento das entregas das empresas.
Roteirização logística é o processo que define rotas ou sequências de paradas de veículos que entregam e coletam mercadorias.
Planejar o melhor itinerário para a frota, é fundamental para se garantir mais segurança, eficiência e rapidez nas entregas de mercadorias. Com um bom processo de roteirização, é possível se estabelecer um bom planejamento de entregas, reduzir os custos da operação, tempo e a distância percorrida.
Com base em diversas informações da operação, é possível otimizar a programação das entregas. Por exemplo, quantidade de veículos e pedidos, clientes rentáveis, locais de entrega, entre outros.
A partir de sistemas e processos de roteirização é possível demonstrar qual o melhor caminho, as rotas mais eficientes e assegurar se estão sendo cumpridas corretamente.
Não basta escolher os caminhos mais curtos, é preciso também levar em consideração uma série de variáveis e parâmetros.
Entre os principais desafios enfrentados pelos gestores de transporte e distribuição está o planejamento de rotas. Isso porque não basta escolher os caminhos mais curtos, é preciso também levar em consideração uma série de variáveis e parâmetros.
Alguns dos principais parâmetros que devem ser levados em consideração:
O dia a dia e os imprevistos das operações podem acontecer, mas um planejamento bem feito, por meio de uma boa roteirização, permitirá que esses erros só ocorram por conta de fatores externos, e não por falta de organização da empresa.
Quer ter certeza que seu planejamento de rotas será cumprido com eficiência? A LogReview pode te ajudar nisso!
A roteirização é um dos maiores desafios para a área de logística. Cumprir prazos e garantir a qualidade do serviço, é um dos grandes desafios de quem trabalha com entrega de mercadorias. Por outro lado, a redução de custos e a otimização de processos devem ser levadas em consideração para manter a viabilidade do negócio.
Quanto maior o número de clientes, melhor para a empresa. No entanto, fazer uma roteirização logística manual torna-se cada vez mais difícil à medida que a empresa cresce em termos de volume e densidades demográficas e de clientes.
Um bom processo de roteirização permitem o atendimento ao maior número de clientes e volumes de vendas possíveis, mantendo o fluxo ideal e constante de receitas.
Investir em roteirização logística só tem a agregar ao negócio. Com uma boa roteirização, o trabalho se torna muito mais eficiente, já que se pode contar com uma boa gestão de rotas, permitindo acompanhar detalhadamente os processos da operação, e propiciando controle total do desempenho dos colaboradores e da entrega de mercadorias.
Reduzir os custos
operacionais de entrega
Reduzir Frota
Reduzir a quantidade de veículos necessários
para atender a operação
Reduzir Distância
Reduzir de distância para realização da entrega
Reduzir Tempo
Redução do tempo para realizar a entrega
Reduzir os custos operacionais, gerando relação “custo benefício” na cadeia de abastecimento.
Maximizar Cargas
A maximização e consolidação de cargas, reduzindo a necessidade de transbordos e unitizações a mais.
Controle amplo e abrangente de todo processo de carga e descarga
Redução da jornada de trabalho e custos fixos e variáveis (horas extras e diárias) de mão de obra
Rotas mais eficientes e tempos de entrega mais aderentes a jornada de trabalho, possibilitando ganhos em escala e melhor no nível de serviço
Identificar as melhores rotas permitindo redução do tempo e distância, proporcionando economia de combustível e demais recursos existentes
Ainda assim, há muitas outras empresas que ainda trabalha sem muitos padrões, e com informalidades, não possuindo o mapeamento de seus processos, de forma clara e objetiva, e as que tem não se preocupam em transferir conhecimento. Com o turnover gerado pelas demissões, promoções e novas contratações, os processos e demandas passam a apresentar gaps com relação a transição de conhecimento das atividades realizadas, e problemas com qualquer nova implementação de projetos e processos dentro da empresa.
Investir num bom plano de capacitação, e ou proposta de treinamento, consiste no aprimoramento das competências do time, levantamento das necessidades e habilidades dos recursos, apuração dos gaps de competência com relação o nível desejado e o nível atual, desenvolvimento de lideranças, acompanhamento da produtividade e resultados das equipes, para o bom desempenho dos resultados da organização.
Modelagem em Planilha Excel – Simulações de Produção, Estoques, Custos e Espaços.
Supervisores, Chefes, Gerentes, Diretores Industriais responsáveis pelo Planejamento e Controle da Produção e a Engenheira industrial.
É recomendado também para Proprietários e Gerentes de pequenas.
Visão Geral
Redução de Custos de Armazenagem
Conceitos
Administração da Armazenagem
Planejamento da Armazenagem
Embalagem e a Movimentação dos Materiais
Unitização de Materiais
Segurança na Movimentação e Armazenagem
A importância da Gestão de Custos em Armazenagem
Comportamento dos Custos
Como Custear a Armazenagem dos Itens de Custos?
Integração da Equipe no Projeto | Dinâmica;
Nivelamento de Conhecimento de Logística | Armazenagem;
Introdução as Tipologias de Produção;
Boas Práticas de Gestão de Estoques;
Competências para o Sucesso | Dinâmica;
Fundamentos da Manufatura Enxuta;
Overview das Características, Diretrizes e Ferramentas do Fluxo de Valor Lean;
Arvores Lógicas e KPIs Chaves;
Modelos de Transformação Organizacional | Dinâmica;
Função Estratégica da Armazenagem;
Dimensionamento de Espaços, Movimentações e Estoques;
Desenho e Redesenho de Layouts de Operações de Armazenagem, definição de pontos de recebimento e expedição;
Estudo do Processo de Carga | Descarga, Áreas de Picking e Movimentações;
Indicadores de Desempenho | Gestão a Vista;
Apuração das Oportunidades e Análise das Lições Aprendidas;
Tipos de Separação;
Parâmetros de Categorização dos Produtos e Separação de Pedidos | Cargas.
Simulações de Custos, Soluções de Automação e Tecnologias em Armazenagem,
Exemplos de Desenhos e Redesenho de Layouts de Armazém.
Atividade
Armazenagem
Treinamento das técnicas do MPD
Monitoramento das atividades via indicadores de gestão
Estrutura básica do sistema tributário nacional
Impostos sobre o comércio exterior, IPI e IOF
PIS e Cofins
ICMS: o principal imposto sobre a cadeia de suprimentos
ISS: o imposto dos municípios
- Planos e Estratégias de Otimização de Rotas de Vendas
- Estratégias de Roteirização de Entregas
- Processos do WMS (Warehouse Management Sistem)
- Processos do TMS (Transportation Management Sistem)
- Gestão de Custos Logísticos
- MPD – Melhores Práticas em Distribuição
- Programas de Excelência em Logística, Transportes e Frotas
- Ferramenta de Qualidade ( 5 “S”, CAPDo, MAKIGAMI, etc.)
- Entre outros.
Fundamental para o sucesso de empresas de bens de consumo, O RTM pode determinar seus volumes de venda, sua habilidade de entregar o serviço certo ao cliente, sua eficiência de custos e a garantia do espaço em gôndola no PDV para seus produtos.
Para potencializar as operações e alcançar melhor performance nas rotas de entregas, o Route to Market dispõe de 04 (quatro) alavancas estratégicas.
ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
O RTM deve estar fundamentado em características qualitativas e quantitativas dos clientes como: volume de vendas, rentabilidade, potencial de crescimento, necessidades explícitas e implícitas, localização e alcance geográficos, etc. Para isso, é fundamental a classificação dos seus clientes em segmentos.
COERÊNCIA
Modelos eficazes de RTM precisam estar alinhados e integrados com a estratégia geral de serviço ao cliente da empresa, garantindo que as rotas estabelecidas suportam o alcance das metas estratégicas e que receberão o suporte que precisam para alcançar o sucesso na operação.
FLEXIBILIDADE
Para gerenciar a crescente variedade de clientes e rotas, é preciso ter flexibilidade no desenho das rotas e, uma vez escolhidas e implementadas, é preciso haver maneiras de melhorar e adaptar as rotas já estabelecidas.
As vantagens incluem aumento de faturamento, redução de custos, maior satisfação do cliente e melhora na experiência do consumidor final.
BALANCEAMENTO
Podemos destacar três conjuntos de prioridades que precisam ser consideradas nas análises: (1) necessidades e preferências do cliente, que determinam satisfação e afetam o potencial de crescimento; (2) potencial de crescimento, que determinam market-share e volume; (3) custo de servir, que determina a viabilidade econômica e a rentabilidade do cliente e do segmento. O balanceamento dessas três variáveis é fundamental para atender o cliente, sendo eficiente em custo.
RTM
Route to Market
Diretrizes estratégicas e planos de execução de como melhor atender o mercado.
Adaptável a realidade de seu mercado e alavanca para a rentabilidade de suas operações, o RTM dispõe de dimensões e inúmeras opções para se criar uma boa estratégia de atendimento ao cliente final.
Revise, repense e invista na eficiência operacional de seu negócio!!!
LogReview
Consultoria
FALE CONOSO
Análise da Concorrência
Avaliação do Distribuidor
Mapeamento de Clientes e Mercado
Revisão de Performance
AVALIAÇÃO
Abordagem Estratégica de RTM
FALE CONOSO
Tecnologia
Programas de Incentivos
Kit de Ferramentas ComL
Estrutura do RTM
Planejamento de Territórios
Classificação de Canais
Promoções
ESTRUTURAÇÃO
Cultura e Liderança
Integração Funcional
Treinamento e Atualização
Gerenciamento de Contas-Chave
Novas Parcerias
Parceiro Distribuidor
IMPLEMENTAÇÃO
STEP BY STEP OF ROUTE TO MARKET IMPLEMENTATION
LOGÍSTICA & DISTRIBUIÇÃO
Drop
(XY/Entregas
Consolidação de Pedidos
Redução de rotas de “baixo drop”
“Pedidos Mínimos”
Atendimento por pequenos ASDs quando mais próximos do cliente
Performance
(Entregas/Equipamentos/Dia)
Revisão do raio de operações / Malha Logística
Nível de Serviços
Atendimentos de Áreas Branca & Alternativas de Atendimento
Atendimento por pequenos ASDs quando mais próximos do cliente
Estrutura & Efetividade
(R$/Equipamentos/Dia)
Estrutura e Projetos de Frotas
Tempos Produtivos, Redesenho de Armazéns
SLAs e Custos Acordados | Tarifas, Modelos de Fretes e Transportes
Projetos de Outsourcing, Melhores Práticas de Distribuição
Otimização de Estrutura
(R$/Dia)
Otimização dos Custos do Imóvel / Armazéns
Métodos de Controles de Supervisores e Gerentes
Redução da Estrutura / Head Counts
Redução da Estrutura / Head Counts
Adaptável a realidade de seu mercado e alavanca para a rentabilidade de suas operações, o RTM dispõe de dimensões e inúmeras opções para se criar uma boa estratégia de atendimento ao cliente final
Revise, repense e invista na eficiência operacional de seu negócio!!!
Fundamental para o sucesso de empresas de bens de consumo, O RTM pode determinar seus volumes de venda, sua habilidade de entregar o serviço certo ao cliente, sua eficiência de custos e a garantia do espaço em gôndola no PDV para seus produtos.
Para potencializar as operações e alcançar melhor performance nas rotas de entregas, o Route to Market dispõe de 04 (quatro) alavancas estratégicas.
ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
O RTM deve estar fundamentado em características qualitativas e quantitativas dos clientes como: volume de vendas, rentabilidade, potencial de crescimento, necessidades explícitas e implícitas, localização e alcance geográficos, etc. Para isso, é fundamental a classificação dos seus clientes em segmentos.
COERÊNCIA
Modelos eficazes de RTM precisam estar alinhados e integrados com a estratégia geral de serviço ao cliente da empresa, garantindo que as rotas estabelecidas suportam o alcance das metas estratégicas e que receberão o suporte que precisam para alcançar o sucesso na operação.
FLEXIBILIDADE
Para gerenciar a crescente variedade de clientes e rotas, é preciso ter flexibilidade no desenho das rotas e, uma vez escolhidas e implementadas, é preciso haver maneiras de melhorar e adaptar as rotas já estabelecidas.
As vantagens incluem aumento de faturamento, redução de custos, maior satisfação do cliente e melhora na experiência do consumidor final.
BALANCEAMENTO
Podemos destacar três conjuntos de prioridades que precisam ser consideradas nas análises: (1) necessidades e preferências do cliente, que determinam satisfação e afetam o potencial de crescimento; (2) potencial de crescimento, que determinam market-share e volume; (3) custo de servir, que determina a viabilidade econômica e a rentabilidade do cliente e do segmento. O balanceamento dessas três variáveis é fundamental para atender o cliente, sendo eficiente em custo.
RTM
Route to Market
Diretrizes estratégicas e planos de execução de como melhor atender o mercado.
Adaptável a realidade de seu mercado e alavanca para a rentabilidade de suas operações, o RTM dispõe de dimensões e inúmeras opções para se criar uma boa estratégia de atendimento ao cliente final.
Revise, repense e invista na eficiência operacional de seu negócio!!!
LogReview
Consultoria
FALE CONOSO
Análise da Concorrência
Avaliação do Distribuidor
Mapeamento de Clientes e Mercado
Revisão de Performance
AVALIAÇÃO
Abordagem Estratégica de RTM
[/vc_column_text]FALE CONOSO
Tecnologia
Programas de Incentivos
Kit de Ferramentas ComL
Estrutura do RTM
Planejamento de Territórios
Classificação de Canais
Promoções
ESTRUTURAÇÃO
Cultura e Liderança
Integração Funcional
Treinamento e Atualização
Gerenciamento de Contas-Chave
Novas Parcerias
Parceiro Distribuidor
IMPLEMENTAÇÃO
STEP BY STEP OF ROUTE TO MARKET IMPLEMENTATION
LOGÍSTICA & DISTRIBUIÇÃO
Drop
(XY/Entregas
Consolidação de Pedidos
Redução de rotas de “baixo drop”
“Pedidos Mínimos”
Atendimento por pequenos ASDs quando mais próximos do cliente
Performance
(Entregas/Equipamentos/Dia)
Revisão do raio de operações / Malha Logística
Nível de Serviços
Atendimentos de Áreas Branca & Alternativas de Atendimento
Atendimento por pequenos ASDs quando mais próximos do cliente
Estrutura & Efetividade
(R$/Equipamentos/Dia)
Estrutura e Projetos de Frotas
Tempos Produtivos, Redesenho de Armazéns
SLAs e Custos Acordados | Tarifas, Modelos de Fretes e Transportes
Projetos de Outsourcing, Melhores Práticas de Distribuição
Otimização de Estrutura
(R$/Dia)
Otimização dos Custos do Imóvel / Armazéns
Métodos de Controles de Supervisores e Gerentes
Redução da Estrutura / Head Counts
Redução da Estrutura / Head Counts
Adaptável a realidade de seu mercado e alavanca para a rentabilidade de suas operações, o RTM dispõe de dimensões e inúmeras opções para se criar uma boa estratégia de atendimento ao cliente final
Revise, repense e invista na eficiência operacional de seu negócio!!!