SERVIÇOS

SERVIÇOS

Supply
Chain

Logística
Estratégica

Transportes
e Frotas

Layouts e
Gestão de
Amarzém

Otimização –
Malha
Logística

Go to
Market

RTM
Route To
Market

Planner 
de Vendas

Roteirização
de Entregas

Treinamento
e Capacitação

LOGÍSTICA ESTRATÉGICA

Agregar valor à cadeia de suprimentos e logística, auxiliando na otimização dos processos, redução de custos, criação de vantagem competitiva e elaboração de soluções diferenciadas para o negócio do cliente. Eficiência, Qualidade, Satisfação do cliente, e Maior Competitividade.

Plano Diretor de Logística e Supply Chain

O Plano Diretor é um conjunto de ações e projetos a serem implantados pela empresa, que buscam orientar as melhorias e ganhos nos processos, transformando cenários AS IS vs em cenários TO BE com aplicação de um novo projeto. Visando as seguintes ações: Sinergia com o planejamento estratégico da empresa; Integração da gestão da cadeia de suprimentos; Otimização dos fluxos e atividades; Maior eficiência na execução das operações (redução de custo); Melhoria do nível de serviço aos clientes.

Plano de Terceirização da Logística e Distribuição

A terceirização total ou parcial dos processos e ou atividades operacionais são estratégias de otimização, e possíveis formas de redução de custos operacionais. Nela, apresentam-se vantagens e desvantagens relevantes em se considerando a atuação, mercado, estratégia de diferenciação, e competitividade a serem adotada no negócio. A decisão de quando e como terceirizar deve ser analisado considerando alguns fatores importantes, como: o custo benefício dos terceiros diante a redução de custos proposta (Make or Buy), os riscos envolvidos, o crescimento e os ganhos em escala na operação, e o nível de serviço ofertado.

Estruturação do Plano Orçamentário e Financeiro da Cadeia Logística

O plano de estruturação orçamentário e financeiro da cadeia logística proporciona o conhecimento de valores, medidas, necessidades de ações de melhorias, identificação de atividades de externas e de baixo valor agregado, ociosidades de processos, visando nortear ações e projetos para se obter a máxima eficiência, a separação de receitas e despesas, e pela necessidade de especificação das demandas, revertendo-as em projetos de otimização e captura de ganhos com redução de custos.
Isso se dá através de uma estrutura de monitoramento dos recursos financeiros.

Estruturação do Master Plan de Transportes, Frotas, Movimentação e Armazenagem

Interligados e diretamente ligados a execução plena da estratégia de marketing e vendas, o alinhamento de processos do Master Plan possibilita o direcionamento das atividades para o objetivo estratégico, e resultados para o negócio. Nesse sentido, norteia a empresa para a composição de planos de investimentos, inserção de soluções inteligentes em tecnologia, melhores práticas logísticas, modelos alternativos de atendimento ao cliente, e de estruturas operacionais e organizacionais.

Mapeamento e Otimização de Fluxos

O mapeamento, análise e otimização do fluxo logístico visa a obtenção de uma perspectiva geral do processo, desde as etapas iniciais até a entrega do produto ao cliente final, para que as estratégias na cadeia logística garantam um nível de serviço aderente a satisfação do cliente, por meio da melhor utilização dos recursos e eliminação de desperdícios. Os resultados são a compreensão do fluxo de materiais e de informação; identificação dos desperdícios; das oportunidades de melhorias; otimização; melhoria no fluxo de informação e comunicação; auxílio no dimensionamento de recursos necessários no fluxo logístico.

Estratégia de Redução de Custos

Os custos logísticos costumam ser os maiores ofensores para o avanço da estratégia competitiva e gestão das empresas. Identificar os processos que não agregam valor, atividades e demandas não produtivas, racionalização de recursos, otimização e formas alternativas de atendimento, são algumas das ações iniciais e indispensáveis para a redução de custos.
A redução de custos logísticos tem sido um grande desafio para todas as empresas. O trabalho deve ser estudado e planejado criteriosamente, considerando inclusive, a identificação e tratativa dos custos ocultos nos processos.

Implementação de Modelos, Processos e Programas de Excelência

Dentre outros aspectos, a implementação de programas de excelência visa a definição e utilização de metodologia, busca pela qualidade total, padronização, melhoria no nível de serviço, produtividade, eliminação de riscos, e a redução de custos. Nesse sentido, garantir que os objetivos e os processos adotados estejam bem alinhados entre as pessoas, a empresa, fornecedores e a sociedade, são fundamentais para a implementação da excelência operacional.
Inovar e reinventar os processos são práticas recomendáveis para adequação e melhoria de processos.
A implementação de modelos, processos ou programas de excelência passa pela dedicação e investimento no planejamento das estratégias e demandas, formação de líderes, gestão de pessoas, checklists de verificação, comunicação e relacionamento com envolvidos, e avaliação da gestão e dos resultados, são essenciais para se garantir o sucesso na implementação de processos e programas de excelência numa organização.

Aporte ao Planejamento Estratégico Organizacional

Dada a importância, e como base na experiência de nossos consultores, auxiliamos no desenvolvimento de padrões de atividades e realização de ajustes de acordo com as mudanças estabelecidas para o ambiente organizacional.
Nossa equipe está apta a realizar de maneira efetiva a execução das ações planejadas, e criar modelos com melhor previsibilidade da execução, evitando o “achismo” e informalidades no processo. E, por fim, integrar os atos para que produzam o resultado principal.
Essa demanda requer a implementação das seguintes ações: estabelecer padrões de desempenho (baseado nos planos); medir o desempenho atual; comparar os dois (padrões e desempenho); executar ações corretivas, caso sejam detectados desvios; e treinamento das equipes de acordo com o planejamento.