SERVIÇOS

SERVIÇOS

Supply
Chain

Logística
Estratégica

Transportes
e Frotas

Layouts e
Gestão de
Amarzém

Otimização –
Malha
Logística

Go to
Market

RTM
Route To
Market

Planner 
de Vendas

Roteirização
de Entregas

Treinamento
e Capacitação

——————————

Layout e Gestão
de Armazéns

Movimentação e Armazenagem de materiais exigem um transporte eficiente, e uma armazenagem adequada de produtos desde a produção até o consumidor. Planejamento, controle da produção, e estoques em processo e embalagens, possibilitam a integridade da carga transportada, conservação dos produtos, organização de processos, a execução plena, e sem custos adicionais na transferência de insumos, materiais e ou produtos entre unidades fabris, distribuição e seus destinatários.
Uma rede de distribuição adequadamente dimensionada, proporciona o atendimento satisfatório da demanda, o mínimo de nível de serviço exigido pelos clientes e consumidores finais, e consequências benéficas para os resultados da empresa. 

Dimensionamento de Layouts e desenho de processos para Armazéns e Distribuição

Existem diversos motivadores para a elaboração de layouts para armazém novo ou redesenho de layouts já existentes. A otimização de espaços, volume de saída dos itens, movimentação de materiais e equipamentos, impactos na produtividade, entre outros fatores são alguns dos motivos para o dimensionamento e desenho de layouts de armazéns. Desenvolvemos o layout, desenho dos processos, e os indicadores de produtividade de acordo com as melhores práticas logísticas de mercado para a máxima eficiência operacional.
O layout de armazém pode ser definido como a forma em que as áreas de armazenagem estão dispostas, de modo a aproveitar todo o espaço disponível da melhor forma possível, um bom layout de armazém proporcionará melhores resultados logísticos.
Um bom layout de armazém contempla organização, facilidade de acessos, rápida e fácil localização de produtos, aproveitamento máximo dos espaços, atender aos requisitos e restrições quanto a qualidade dos produtos, melhorar a eficiência e produtividade, otimizando os processos de gestão de estoques.

Estruturação de gestão de estoques, movimentação de materiais e recursos humanos para armazenagem

O bom controle de estoque é uma atividade essencial para aumentar competitividade dos negócios. Muito são os benefícios de uma estruturação de estoques, dentre estes, maior agilidade, redução de custos com armazenagens e movimentações internas, maior organização, melhor controle dos processos, e eficiência operacional.

Construção de Soluções Personalizadas para a Operação/Cliente

Desenvolvimento de projetos e simulações a partir de soluções customizadas de controle e gestão de armazenagem e movimentação, as quais apresentam a partir de métodos lógicos e matemáticos, alternativas para a eficiência do modelo, identificação dos gargalos nos fluxos e processos, possibilitando a aderência das soluções propostas e investimentos necessários.

Estabelecimento das Estratégias Operacionais no Armazém

As operações de armazenagem envolvem a administração dos espaços necessários para que os materiais sejam mantidos estocados na própria fábrica ou em armazéns próprios ou de terceiros.
Desenvolver estratégias e aplicação boas práticas de gestão na atuação das operações no armazém são muito importantes, já que, muitas vezes, além de diminui a distância entre vendedor e clientes, abranger outros aspectos como: localização, dimensionamento, recursos materiais e patrimoniais (arranjo físico, equipamentos etc.), pessoal especializado, recuperação e controle de estoque, embalagens, manuseio de materiais, fracionamento e consolidação de cargas e a necessidade de recursos financeiros e humanos.

Apoio na Definição de Recursos, Cargos e Perfis Profissionais

Existem diversos motivadores para situações e demandas de definição de recursos, cargos e perfis profissionais. A reestruturação de equipes e o desenvolvimento de equipes de alta performance operacional estão entre os mais frequentes.
Utilizando da experiência de nossos consultores e das melhores práticas de mercado, aplicamos técnicas, conceitos e abordagens alinhadas aos aspectos legais e expectativas da empresa, visam o desenvolvimento detalhado das atribuições, a apresentação das responsabilidades, requisitos, competências, habilidades, relacionamentos envolvidos, os desafios, e o ambiente no qual o cargo está inserido.

Implementação e Definição de Políticas de Estoques

Saber o que e quando a empresa tem que comprar para saber o que, quanto e quando deverá produzir, com absoluto controle dos custos, são os principais motivos de uma política de estoques eficiente, e fator de competividade para os seus clientes.
O uso de metodologias e boas práticas de gestão de estoques, possibilita a delimitação racional do ponto de equilíbrio, curva de estoques, estoques de segurança, capital investido, giro de estoques, e soluções mais aderentes para o desenvolvimento do planejamento e cumprimento de políticas de estoques. Isso deve se traduzir em políticas de gestão de estoques a fim de se evitar excessos e desperdícios, impacto direto no fluxo de caixa da empresa, e na produtividade operacional.

Implementação de Políticas e Procedimentos de Inventários

A implementação de políticas e procedimentos de inventários visam conservar o estoque em níveis ideais, evitar despesas com excessos ou falta de itens no estoque, eliminar custos com perdas por fraudes e desvios, evitar ruptura de atendimento de produtos aos clientes, e garantir a plena acuracidade de itens e valores dos estoques.
Existem inúmeras vantagens financeiras e proveitos operacionais para as empresas que conseguem controlar de modo eficaz seu inventário. Identificamos os gargalos, as oportunidades, definimos as métricas e cronogramas, e desenvolvemos os processos, instruções de trabalho e as políticas e procedimento padrão de inventários.

Avaliação de Sistemas de Controle e Produtividade no Carregamento

A atividade de carregamento de caminhões influi de forma bastante relevante nos processos da empresa, pois pode afetar o nível do serviço prestado aos clientes (tempo de entrega, número de avarias, etc.), incidir em custos adicionais para a distribuição, e demais áreas da empresa.
o objetivo principal de se estabelecer um sistema de medição de produtividade para uma determinada atividade é prover a informações e possibilidades de ações para melhoria da produtividade, a alocação de pessoas e a atuação na performance do trabalho. Monitorar os resultados correntes, compará-los com valores históricos, medir o desempenho dos operadores, monitorar os progressos obtidos e até mesmo auxiliar o processo de avaliação dos operadores são aspectos indispensáveis.
Considerando o fator de competitividade e rentabilidade para o negócio, a produtividade pode ser aumentada de três formas: reengenharia do processo, melhores práticas logísticas, melhoria da utilização dos recursos e aumento da performance através de metas ou outros mecanismos.

Implantação de Indicadores de Desempenho em Gestão de Armazéns, Estoques e Distribuição

A implantação de indicadores de desempenho possibilita melhores controles, e proporciona maiores resultados no acompanhamento das atividades executadas, variações diversas, planos de ação, e a tomada de decisão.
A implantação de sistemas de medidas nos quais cálculos complexos e grandes bases de dados sejam necessários já possível, uma vez que dispomos de recursos computacionais que auxiliam nessas tarefas. Portanto, decidir o que deve ser medido, que dados utilizar para desenvolver medidas importantes para a tomada de decisões e como apresentar tais medidas de forma que se possa compreendê-las e interpretá-las são tarefas importantes para se garantir a melhor gestão dos recursos e a alta performance nos indicadores de desempenho das operações de Armazém, Estoques e Distribuição.