Go-To-Market, a estratégia adequada e o ponto de partida para o ciclo de vida de um produto de sucesso.
Fundamental para que o produto seja posicionado corretamente no mercado, ou seja, para que o público ao qual ele se destina reconheça sua utilidade e benefícios com muita facilidade.
1) Estudo do público-alvo
A estratégia de Go to Market exige uma compreensão profunda sobre quem é seu público-alvo e qual problema será resolvido.
Na busca por referência, uma boa pesquisa de mercado deve conter perguntas como: O que faz o cliente se sentir mal? (Suas frustrações e inseguranças); Quais são os desafios do dia a dia do cliente? (Questões que exigem tempo, esforço e dinheiro); Como as soluções atuais atendem esses clientes? Quais vantagens o cliente espera de um produto como o seu? Como atender às necessidades e superar as expectativas desses clientes? O que tornaria a vida do cliente mais fácil?
2) Análise da concorrência
Conhecer seus concorrentes também é uma etapa fundamental do GTM.
Acompanhar seus concorrentes diretos e indiretos de perto e entender quais estratégias eles usam para conquistar seu público.
3) Posicionamento de produto
Conhecido o perfil, características e necessidades de seu cliente, é hora de adequar a solução às necessidades desse consumidor e definir seu posicionamento.
Alguns exemplos de estratégias de posicionamento: Liderança de produto a partir de qualidade superior; Melhor custo-benefício em relação à concorrência; Menor preço (opção econômica); Melhor atendimento e suporte ao cliente; Maior conveniência no consumo; Associação a um estilo de vida específico; Opções de personalização.
4) Escolha dos canais de distribuição
Tão importante quanto a qualidade e valor do produto é a forma como ele chegará até o seu cliente.
Escolha os melhores canais de distribuição, tais como: E-commerce; Loja física; Venda por meio de representantes; Aplicativos, Entre outros meios.
5) Definição de preço e modelo comercial
O preço do produto é outro critério essencial do GTM.
Os custos de produção, percepção de valor pelos clientes e padrões da concorrência são pilares para essa definição de preço.
Outro ponto importante é atentar-se para definição de como será o processo de venda do produto ou serviço.
6) Estratégia de divulgação
O Go to Market envolve uma estratégia de marketing certeira para divulgar o produto ou serviço.
Uma boa estratégia deve conter: Estudo das personas e jornada de compra do cliente; Criação de funil de vendas; Definição de verba de marketing; Definição de objetivos de marketing; Escolha de estratégias (como marketing de conteúdo, links patrocinados, remarketing, automação de marketing, etc.); Mensuração de desempenho.
1) Estudo do público-alvo
A estratégia de Go to Market exige uma compreensão profunda sobre quem é seu público-alvo e qual problema será resolvido.
Na busca por referência, uma boa pesquisa de mercado deve conter perguntas como: O que faz o cliente se sentir mal? (Suas frustrações e inseguranças); Quais são os desafios do dia a dia do cliente? (Questões que exigem tempo, esforço e dinheiro); Como as soluções atuais atendem esses clientes? Quais vantagens o cliente espera de um produto como o seu? Como atender às necessidades e superar as expectativas desses clientes? O que tornaria a vida do cliente mais fácil?
2) Análise da concorrência
Conhecer seus concorrentes também é uma etapa fundamental do GTM.
Acompanhar seus concorrentes diretos e indiretos de perto e entender quais estratégias eles usam para conquistar seu público.
3) Posicionamento de produto
Conhecido o perfil, características e necessidades de seu cliente, é hora de adequar a solução às necessidades desse consumidor e definir seu posicionamento.
Alguns exemplos de estratégias de posicionamento: Liderança de produto a partir de qualidade superior; Melhor custo-benefício em relação à concorrência; Menor preço (opção econômica); Melhor atendimento e suporte ao cliente; Maior conveniência no consumo; Associação a um estilo de vida específico; Opções de personalização.
4) Escolha dos canais de distribuição
Tão importante quanto a qualidade e valor do produto é a forma como ele chegará até o seu cliente.
Escolha os melhores canais de distribuição, tais como: E-commerce; Loja física; Venda por meio de representantes; Aplicativos, Entre outros meios.
5) Definição de preço e modelo comercial
O preço do produto é outro critério essencial do GTM.
Os custos de produção, percepção de valor pelos clientes e padrões da concorrência são pilares para essa definição de preço.
Outro ponto importante é atentar-se para definição de como será o processo de venda do produto ou serviço.
6) Estratégia de divulgação
O Go to Market envolve uma estratégia de marketing certeira para divulgar o produto ou serviço.
Uma boa estratégia deve conter: Estudo das personas e jornada de compra do cliente; Criação de funil de vendas; Definição de verba de marketing; Definição de objetivos de marketing; Escolha de estratégias (como marketing de conteúdo, links patrocinados, remarketing, automação de marketing, etc.); Mensuração de desempenho.
Soluções e estratégias de execução em Go to Market adequadas as melhores práticas, e seu potencial de retorno no mercado.
GTM
A ESTRATÉGIA QUE RELACIONA O MERCADO DE ATUAÇÃO, OS CONSUMIDORES E PRODUTOS COMERCIALIZADOS.
Soluções e estratégias de execução em Go to Market adequadas as melhores práticas, e seu potencial de retorno no mercado.
GTM
A ESTRATÉGIA QUE RELACIONA O MERCADO DE ATUAÇÃO, OS CONSUMIDORES E PRODUTOS COMERCIALIZADOS.
A estratégia que colocará o produto (bem ou serviço) de sua empresa em um mercado específico para atingir a penetração desejada, maior receita e lucratividade.